Esta pequena mudança de vocabulário pode acabar com a sua ansiedade

13/07/2016 às 06:382 min de leitura

Se você é uma pessoa ansiosa, deve saber o quão incômodo é ouvir de alguém que você precisa se acalmar. Isso irrita por um motivo simples: desacelerar pensamentos ou permanecer em estado de calma não é uma questão de escolha, de querer – bom se fosse!

A boa notícia, para ansiosos e para quem convive com ansiosos, é que é possível reverter um quadro de ansiedade por meio de uma simples mudança linguística. Vamos usar como exemplo uma situação que tipicamente desencadeia crises de ansiedade: uma palestra.

Digamos que você tem que dar uma palestra sobre qualquer tema, em um auditório lotado com 300 pessoas. Ainda que você domine o assunto, tenha preparado a apresentação visual e treinado em casa, é absolutamente normal que você se sinta nervoso no dia do evento e, especialmente, na hora que o antecede.

Coração na garganta

Fonte: Giphy

Esse nervosismo, no entanto, pode desencadear crises fortes de pânico e ansiedade, o que é um péssimo negócio e pode realmente colocar tudo a perder. O que ajudaria a melhorar o quadro é uma simples troca de palavra: em vez de dizer que a palestra deixa você ansioso, diga que o evento está deixando você empolgado.

Nosso cérebro, apesar de ser uma máquina poderosa capaz de realizar infinitas tarefas, é “bobo” em alguns aspectos e acaba se deixando levar, muitas vezes, por uma questão de vocabulário mesmo. Nesse caso, deixar de usar a palavra “ansiedade” e passar a usar a palavra “empolgação” faz com que o cérebro se inunde de sentimentos novos.

Pense assim: a palavra “ansiedade” desencadeia sensações de medo, pânico, mãos frias, frio na barriga, falhas de memória e por aí vai; por outro lado, a palavra “empolgação” desencadeia sensações mais otimistas, que envolvem excitação, alegria e a sensação de que coisas boas estão prestes a acontecer. Por consequência, a ansiedade diminui e a autoconfiança aumenta. Bingo.

Assim fica mais fácil mesmo

Fonte: Giphy

Logicamente, essa sugestão de troca de palavras não faz parte apenas de uma ideia diferente que a gente inventou agora na hora do café, mas sim de uma experiência científica realizada por pesquisadores de Harvard, em 2014.

Na ocasião, os cientistas perceberam que o desempenho das pessoas realmente melhorava quando elas se diziam empolgadas em comparação a quando se diziam ansiosas. A mudança de vocabulário faz o cérebro sair da percepção de ameaça e entrar em uma percepção de oportunidade.

Sempre vale lembrar que, quando estamos falando de transtornos de ansiedade cujas crises acontecem com frequência, o ideal é também procurar ajuda médica e psicológica. De qualquer forma, treinar a própria mente a enxergar situações e experiências sob novas perspectivas é sempre algo positivo a se fazer. Em todos os aspectos.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: