Casais que bebem juntos são mais felizes

25/07/2016 às 03:512 min de leitura

Se você e seu namorado ou sua namorada bebem juntos, nós temos uma boa notícia: é bem provável que o relacionamento se torne um daqueles bonitos e duradouros. Calma, calma, não estamos incentivando ninguém aqui a beber para manter o namoro ou o casamento – muito menos se os pombinhos em questão forem menores de idade.

Na verdade, um estudo bastante curioso foi publicado recentemente em um jornal de gerontologia. Na conclusão da pesquisa, o veredito intrigante: casais têm menos problemas de relacionamento com o passar do tempo, e os resultados eram ainda mais intensos com relação às mulheres.

A pesquisa avaliou casais com mais de 50 anos de idade, a fim de identificar as maiores dificuldades da vida a dois. A verdade é que os melhores casamentos são formados por casais que bebem juntos ou quando nenhum dos dois consome qualquer tipo de bebida alcoólica.

Amor de boteco

Fonte: Giphy

O problema mesmo é quando só uma pessoa da relação fica sóbria enquanto a outra bebe – nesses casos, o índice de insatisfação em relação ao matrimônio é muito maior e, de novo, quem geralmente reclama mais da qualidade da relação são as mulheres.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, em publicação na Reuters, as mulheres que bebem com seus companheiros, assim como os homens que bebem com suas companheiras, relataram que seus casamentos têm poucos pontos negativos, mesmo depois de anos de união.

Esses resultados todos foram atingidos depois da análise de satisfação matrimonial de 4.864 pessoas casadas em um total de 2.767 casais que estão juntos há 33 anos, em média – dois terços deles ainda estão em seus primeiros casamentos. Entre as perguntas, estava quantas vezes por semana cada participante bebia e como era a relação dos casais depois do consumo alcoólico. Cada pessoa precisou responder se achava o companheiro ou a companheira irritante, crítico ou exigente.

Na bebedeira e na sobriedade

Fonte: Giphy

Segundo a Dra. Kira Birditt, da Universidade de Michigan, os resultados da pesquisa podem ter a ver com o fato de que casais que fazem coisas divertidas juntos tendem a ter um relacionamento de melhor qualidade. Ela explicou também que, para a pesquisa, não foi considerada a quantidade de bebida consumida, mas apenas a informação de se essas pessoas bebiam ou não.

Vale frisar que, obviamente, o fato de esses casais serem mais felizes não significa que eles não têm problemas de relacionamento – afinal, todo casal tem. A questão é que talvez essas pessoas sejam mais companheiras. Birditt aproveita a oportunidade para nos lembrar de que é preciso moderar em termos de consumo de bebida alcoólica e evitar excessos – 20% dos homens e 6% das mulheres que participaram da pesquisa eram alcoolistas.

Birditt frisa que aqueles que consomem álcool em excesso têm, na verdade, os mais sérios problemas de relacionamento, uma vez que o alcoolismo é uma doença capaz de desestruturar uma família inteira. Beber, sim, mas com moderação. Sempre. Se você tem dificuldades ou conhece alguém que tenha para parar de beber e consome grandes quantidades de álcool frequentemente, o melhor caminho é buscar ajuda médica e terapêutica.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: