7 pontos de uma relação que são tão fortes quanto o casamento

11/08/2016 às 05:453 min de leitura

1 – Quando superamos a primeira grande decepção

Ah, o amor...

Quando nos apaixonamos por uma pessoa, acabamos não percebendo, mas nos apaixonamos, na verdade, em boa parte pelo que idealizamos a respeito dela, pelo que acreditamos que ela é ou pode ser. Criativos e extremamente carentes, temos o dom de projetar no ser amado aquilo que esperamos dele e, com a empolgação do início da relação, acreditamos na projeção como se ela fosse totalmente verdadeira.

Com o passar do tempo, no entanto, começamos a perceber que a pessoa que projetamos é um ser humano comum, com qualidades, mas também com seus defeitos. De repente, o amor equilibra e a realidade aparece. Superar essa fase e aceitar que o outro é uma pessoa normal e com suas imperfeições é o que transforma um relacionamento em algo sério de verdade. Casais que estão juntos há muito tempo sabem bem: a transição da fase colorida do início de namoro para a fase realista do relacionamento é, realmente, um grande marco.

2 – Quando o casal passa por uma crise junto e a supera

Vitória!

Muitos relacionamentos acabam em meio a momentos complicados que, se não forem enfrentados pelos dois com a mesma determinação e envolvimento, podem realmente afastar o casal. A terapeuta de casamentos Carin Goldstein diz que casais bem estruturados são aqueles que, em momentos de crise, conseguem encontrar apoio um no outro.

A questão, segundo ela, envolve parceria. Se as coisas estão ruins de alguma forma e mesmo assim você se sente bem ao lado da pessoa que está ao seu lado, pode comemorar: isso é um ótimo sinal. Relacionamentos bons e duradouros são feitos, além de amor, de valores como parceria, companheirismo, compreensão e apoio. Não dá para se esquecer disso.

3 – Quando se aceita que nem tudo em uma relação é dividido meio a meio

E não há problema nisso

Sempre haverá momentos em que um lado do relacionamento estará mais envolvido do que o outro – se um dos dois adoece ou perde o empego, por exemplo. Esse tipo de situação acaba colocando em teste a força da relação: “Quando você precisa cuidar de alguém ou deixar que aquela pessoa cuide de você por um tempo, isso é intimidade verdadeira. É quando você sabe que vocês são um time nessa coisa chamada vida”, disse a terapeuta Heather Gray.

4 – Quando vocês riem durante o sexo

<3

Existe uma grande diferença entre o sexo casual ou de começo de relação e o sexo entre pessoas que estão juntas há muito tempo e já têm intimidade. A verdade é que sexo nem sempre é um ato cheio de sensualidade e sedução, e é um bom sinal quando os dois não se constrangem com o que acontece entre os lençóis e, no lugar disso, conseguem fazer piadas sobre o assunto, rir e conversar.

“Quando você e seu parceiro são capazes de falar sobre sexo, se abrir a respeito das suas necessidades e fantasias e até mesmo rir do que acontece durante o sexo, sua vida íntima pode continuar a evoluir”, explicou Gal Szekely, do Centro de Casais da Carolina do Norte.

5 – Quando as desculpas, depois de uma briga, são verdadeiras

Com direito a beijinho, por favor

Estar em um relacionamento com alguém significa estar suscetível a machucar alguém emocionalmente, com ou sem intenção. Brigas e discussões acaloradas acontecem; a questão aqui é como os envolvidos lidam com isso – antes é preciso deixar muito claro que estamos falando de briga, não de violência física, afinal uma coisa é bem diferente da outra.

Quando há uma discussão e você tem a liberdade de dizer ao outro o que mais feriu sem que isso se transforme em outra briga, significa que a pessoa que está com você respeita seus sentimentos, suas emoções e suas necessidades. Depois disso, vem o pedido de desculpas que, se sincero, será demonstrado também com alguma mudança de comportamento.

6 – Quando o casal cria ou conquista alguma coisa em parceria

Junto é mais legal

Vale desde comprar uma casa, ter um filho ou adestrar o novo cachorro da família – o que importa é notar que conquistar coisas juntos, como um time, é algo muito significativo para um relacionamento. De acordo com a terapeuta familiar Amy Kipp, trabalhar em dupla para conseguir algo fortalece os laços entre o casal e deixa a relação mais sólida e significativa.

7 – Quando o amor persiste mesmo depois de os dois verem o pior um do outro

É amor

Como dissemos lá no comecinho do texto, o início da relação é fácil de ser levado. Depois de um tempo, no entanto, quando você vê o amor da sua vida estressado, de mau humor, sem paciência, com dor de barriga ou em alguma situação não muito poética, ou você desencanta ou você olha para aquela pessoa como, de fato, o amor da sua vida e um ser humano com o direito inegável de não ser perfeito.

A forma como você vê a outra pessoa quando ela está em um momento ruim e principalmente a forma como você a trata nessas circunstâncias são fatores decisivos do relacionamento, sem dúvidas. Se houver amor, respeito e companheirismo, é bem possível que a relação seja longa e feliz. 

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: