Será que os olhos caem do rosto se ficarem abertos durante um espirro?

30/04/2019 às 03:312 min de leitura

Espirrar é uma delícia! Essa reação involuntária do corpo humano, além de proporcionar uma indescritível sensação de prazer, é benéfica à saúde, já que pode expelir partículas que estejam causando alguma irritação lá dentro do nariz – tipo poeira ou pólen. Entretanto, o espirro vai muito além disso.

Em uma fração de segundos, as terminações nervosas dentro do nariz enviam um recadinho ao nosso cérebro falando: “Opa, tem algo errado aqui e você precisa agir AGORA!”. Com isso, os músculos do peito comprimem nossos pulmões, expelindo uma enorme quantidade de ar. A garganta se comprime para que boa parte do ar saia pelo nariz, expulsando aquilo que está causando incômodo.

Mas não são apenas corpos estranhos que ocasionam o espirro: você já espirrou quando estava com frio? Isso acontece porque as temperaturas mais baixas podem causar inchaço em nossas cavidades nasais, causando irritação e uma reação em cadeia que leva ao espirro. Fascinante, hein?

Leia: Será que é possível morrer por causa de um mero espirro?
Leia: É muito ruim segurar o espirro?
Leia: Por que fechamos os olhos ao espirrar?

Algumas pessoas espirram de maneira mais escandalosa

“Deus te abençoe”, crise de espirro e o mito dos olhos fujões

Só que nem todo mundo espirra igual: alguns soltam um grande e sonoro, outros fazem uma série de espirros. “Algumas pessoas têm crises de espirros. É um reflexo neurológico, e isso depende da pessoa. Algumas podem ter de 10 a 20 espirros em uma sequência”, explica o doutor Mitchell Grayson, professor de alergia e imunologia clínica na Faculdade de Medicina de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Outro fato interessantíssimo sobre o assunto é o mito de que se você espirrar de olhos abertos eles vão saltar das órbitas. Fala a verdade: você realmente acredita que isso pode acontecer? Os nossos globos oculares estão muito fixados ao nosso corpo, por isso fique tranquilo! Suas pálpebras fecham durante um espirro apenas por reflexo, jamais para impedir que seus olhos fujam de sua cara.

Por fim, se você fala “Deus te abençoe” para alguém que acabou de espirrar, saiba que você está dando continuidade a uma tradição milenar, que começou com o papa Gregório VII, líder da Igreja Católica entre 1073 e 1085. Quando alguém espirrava perto dele, ele dizia essa frase para abençoar a pessoa e ela não contrair a peste negra. Não é à toa que ele virou santo.

Crise de espirro pode incomodar bastante

*Publicado em 08/09/2016

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: