publicidade

Você sabe o que são aquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas?

22/02/2017 às 13:022 min de leitura

Sabe aquelas marquinhas brancas que de vez em quando aparecem nas nossas unhas? Você alguma vez notou alguma delas e ficou todo preocupado, pensando que poderia se tratar de alguma micose ou sinal de um problema de saúde misterioso?

Essas manchinhas são supercomuns e, na grande maioria das vezes, não representam nada sério não. Contudo, em algumas ocasiões elas podem indicar a presença de alguma doença mais grave. Então, que tal descobrir quais são as razões mais usuais para o seu surgimento primeiro — antes de conferir os motivos mais preocupantes?

Marquinhas

De acordo com Stacy Conradt, do portal Mental_Floss, as manchas brancas que aparecem nas unhas se chamam “leuconiquia” e são resultado de impactos e traumas na região. O mais interessante é que não é necessário que a pancada seja muito forte para que elas surjam — como, por exemplo, fechar uma porta nos dedos. Às vezes basta uma leve batida, e até mesmo o ato de ficar constantemente tamborilando ou roer as unhas pode levar ao seu aparecimento.

Quase sempre as manchinhas aparecem devido a pequenos traumas e impactos e não representam nada sério. Mas é bom ficar atento!

Segundo Stacy, as marcas brancas costumam se formar na base da unha, onde ela fica oculta sob a pele do dedo, e fazem sua aparição conforme a unha vai crescendo. Isso significa que, quase sempre, quando percebemos sua existência, nem nos lembramos mais da razão de ela ter surgido — a não ser que se trate de uma cacetada muito, muito dolorosa, como foi a vez em que eu fechei meu dedo na porta do carro de um amigo e ele arrancou antes de eu conseguir me soltar. Doeu!

Entretanto, embora seja muito mais incomum, as manchas nas unhas também podem surgir por conta problemas de saúde, portanto é importante ficar atento ao formato e extensão das marcas. Se elas formarem bandas mais largas, sua presença pode indicar a contaminação por arsênico ou chumbo. Veja:

Reparou nas bandas mais largas?

Ademais, se a unha inteira ficar esbranquiçada, isso pode indicar a presença de diabetes, problemas cardíacos ou falência renal, e em casos mais raros, manchas e irregularidades nas unhas podem estar associadas à deficiência de zinco, à anemia falciforme, à malária ou ao linfoma de Hodgkin. Portanto, se as manchinhas parecerem muito esquisitas para você, procure um médico.

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: