Óculos bombadões farão com que você enxergue milhares de cores novas

23/03/2017 às 10:201 min de leitura

Já imaginou ver o mundo muito mais colorido? Isso talvez esteja perto da realidade, com os novos óculos que prometem que todos nós sejamos capazes de ver diferenças quase imperceptíveis entre as cores. Atualmente, apenas pessoas com a rara condição chamada de tetracromacia conseguem fazer essa distinção.

O protótipo foi projetado por cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, e poderia ser usado para detectar cédulas falsas ou combater a camuflagem, por exemplo. Com ele, duas tonalidades parecidíssimas da mesma cor poderiam ser diferenciadas com mais facilidade.

Normalmente, os seres humanos são tricromatas, ou seja, possuem três tipos de receptores de cor (verde, azul e vermelho), chamado de células cone. No caso do tetracromatas, um receptor a mais permite um espectro visual muito maior, incluindo a capacidade de enxergar luzes ultravioletas, por exemplo.

Ao fundo, duas cores muito semelhantes, mas que são vistas de maneiras diferentes nos filtros de cima e do meio. Já a lente de baixo não tem filtro algum.

Como duas dessas células cones são codificadas para o cromossomo X, é mais fácil que as mulheres apresentem essa condição. Ainda não se sabe exatamente a porcentagem atingida, mas acredita-se que possa ser até 50% delas! É por isso que as mulheres normalmente distinguem mais cores do que homens.

O protótipo foi feito para filtrar e diferenciar partes do espectro da luz azul, criando uma nova gama de possibilidades para a nossa visão. Agora, os cientistas estão trabalhando para fazer o mesmo com o vermelho e com o verde para que tudo possa ser juntado em um único objeto capaz de nos dar uma supervisão. 

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: