Você sabe quanto sangue existe no corpo humano?

26/05/2017 às 13:212 min de leitura

Uma característica que todos os seres humanos (vivos!) compartilham é o fato de terem sangue correndo nas veias, certo? Mas, você tem ideia de quantos litros o nosso corpo pode comportar? Na verdade, isso depende muito das dimensões corporais de cada um, mas, de modo geral, o volume corresponde a cerca de 7% do nosso peso. Isso significa que, em pessoas com 70 a 80 quilos, por exemplo, a quantidade de sangue seria entre 4,5 e 5,5 litros, aproximadamente.

Outra coisa interessante é que o volume presente no nosso corpo permanece mais ou menos estável a partir dos 6 anos de idade. Por outro lado, os bebês, por razões óbvias, têm uma quantidade de sangue em seus corpinhos muito menor — ou equivalente a mais ou menos a uma xícara ou, ainda, ao que existe em circulação em um gato doméstico. E quando perdemos uma quantidade considerável dele, o que acontece?

Sangria

Pensando em um adulto médio, com algo entre 4,5 e 5,5 litros de sangue em circulação no corpo, meio litro deveria fazer bastante diferença, não é mesmo? Pois essa é mais ou menos a quantidade que nós perdemos ao doar sangue — e quem já doou sabe que os efeitos são mínimos e que o nosso organismo se recupera rapidinho.

Mesmo assim, após as doações, é necessário esperar um pouquinho para o organismo se recuperar

Entretanto, em caso de ferimentos graves ou hemorragias, quando a perda sanguínea chega a 1,7 a 2,2 litros, a coisa começa a se complicar — e as transfusões se fazem necessárias. Perder mais sangue do que isso pode ser fatal, já que o coração não consegue mais manter a pressão estável e pode parar de bater.

E falando em hemorragias, você sabe a razão de as pessoas ficarem pálidas quando perdem sangue? Isso ocorre por conta da vasoconstrição, quando o nosso organismo começa redirecionar o sangue de áreas menos importantes para manter órgãos críticos para a nossa sobrevivência.

Perigo

Voltando ao assunto da dimensão corporal e do volume de sangue, como pessoas mais corpulentas têm mais sangue no organismo, elas levam vantagem em caso de hemorragias — afinal, elas têm mais da substância em circulação, não é mesmo? Portanto, em teoria, esses indivíduos podem perder uma quantidade maior de sangue antes de suas vidas começarem a correr sérios riscos.

Mas, muito sangue mesmo têm as baleias-azuis, os maiores animais que existem no planeta! Com um coração pesando mais de 180 quilos e com o tamanho equivalente a um carro pequeno, esses animais imensos dispõem de cerca de 220 litros de sangue em circulação no organismo!

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: