Quão alta uma pessoa pode ser?

24/11/2018 às 05:002 min de leitura

Humanos podem ter estruturas diferentes o bastante para que seus corpos sejam altos, magros, gordos ou muito baixinhos. Essa é a beleza da diversidade, mas, quando se fala em altura, parece haver um limite “oficial” sobre quanto um humano pode crescer.

Para que você tenha uma ideia, a média entre as pessoas mais altas costuma ser de 2,20 metros, não passando muito disso. Mas em alguns casos, indivíduos com um tipo de desordem como um tumor no cérebro podem crescer muito mais do que a média e por mais tempo.

Robert Wadlow – o homem mais alto da história – atingiu a altura média de um adulto quando tinha apenas cinco anos de idade! Na data de sua morte, Wadlow  já passava dos 2,71 metros.

Atualmente, as pessoas são cerca de 10 centímetros mais altas em média do que eram 150 anos atrás. Isso tudo por causa de melhores condições de vida, alimentos mais completos e medicina avançada, que permitem que tenhamos vantagem no crescimento.

Quanto alguém pode crescer?

A média de altura atual é bastante próxima ao limite genético. Manipulando os genes responsáveis pela altura, podemos aumentar cerca de 15 centímetros nessa média, mas, a partir disso, chegamos ao limite.

Isso acontece por um simples fator: a forma do corpo humano. Isso acontece pela Lei do Quadrado do Cubo, observada por Galileu. Essa lei define que, se um corpo cresce uniformemente em todas as dimensões, isso gera um enfraquecimento progressivo de sua estrutura. Com isso, o volume aumenta ao cubo, porém, a resistência aumenta apenas ao quadrado.

Fonte da imagem: Reprodução/Vsauce

Por exemplo: um cubo com 1 m de altura, 6 m² de área e volume de 1 m³, quando tem sua altura ampliada em 10 vezes, passa a ter 10 m de altura e área de 600 m², no entanto, o seu volume passa de 1 m³ para 1.000 m³. Enquanto a altura cresce em 10 vezes e a área em 100, o volume é ampliado em mil vezes!

Ou seja, se um homem fosse dez vezes maior – e ainda mantivesse a forma humana, com as mesmas proporções atuais – seria necessário ter um esqueleto formado por algo mais forte que ossos ou, ainda, contar com ossos muito mais largos, desproporcionais ao corpo.

Mesmo que o problema de estrutura – ossos e músculos – fosse resolvido, ainda teríamos dezenas de outras dificuldades. O coração, por exemplo, não seria o suficiente para manter o sangue circulando por todo o corpo. Animais conseguem ser grandes por terem órgãos diferentes dos nossos, preparados para seu ambiente e estrutura.

Ou seja, não podemos crescer muito mais do que 2,20 metros. Em casos de distúrbios, podemos chegar a quase 3 metros, mas o corpo humano não suportaria um tamanho muito maior do que este.

*Publicado originalmente em 17/04/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: