Por que seu nariz fica escorrendo quando você come pimenta?

10/05/2019 às 06:301 min de leitura

Tem gente por aí dizendo que pimenta é melhor que muito remédio descongestionante das vias aéreas e, se você já experimentou algum prato picante quando estava meio resfriado, sabe que a afirmação faz sentido. Mas por que isso costuma acontecer? Ao que tudo indica, uma substância chamada capsaicina é uma das responsáveis por essa reação.

Outros temperos, como o wasabi e a raiz-forte, conhecida também como crem, tem uma substância diferente, capaz também de causar o efeito descongestionante. Nesses casos, trata-se do composto isotiocianato de alila que, assim como a capsaicina, estimula reações capazes de transformar seu nariz em um conta-gotas.

Reações

Fonte da imagem: Reprodução/restauranteweb

Essas duas substâncias irritam as mucosas do nariz, o que aumenta a produção de muco em suas narinas, ativando um mecanismo de defesa que nosso corpo encontrou para se ver livre de possíveis partículas – poeira, por exemplo – que normalmente não conseguiriam entrar em nosso organismo.

Quando você ingerir uma grande quantidade de pimenta e não der conta do recado, evite ingerir água para aliviar a ardência. Nesse caso, a bebida que vai fazer com que você se sinta melhor é o leite, que contém caseína, uma proteína capaz de agarrar a capsaicina e eliminá-la. Se você não tiver leite por perto, tome água com açúcar, já que a sacarose é conhecida por diminuir os efeitos dessa substância.

Ainda assim, vale lembrar que pode ser bom que seu nariz escorra por um tempo, já que isso faz com que suas vias aéreas fiquem mais limpinhas e livres para que você respire normalmente. Então, sem crise. Não é nada que você não possa suportar e, no caso de gripes e resfriados, pode até ajudar a aliviar alguns sintomas chatos.

*Publicado em 6/8/2013

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: