Sorte ou problema? Homem produz cerveja em seu próprio intestino

23/09/2013 às 05:422 min de leitura

Você curte aquela cervejinha gelada? Então, imagine produzir a sua própria cerveja? Não, não estamos falando de produção artesanal em casa, mas, sim, em seu próprio corpo. Impossível? Não para um homem de 61 anos, não identificado, que foi diagnosticado com a síndrome “autocervejeira”.

Pode parecer piada, mas esse estado existe e não deve ser nada agradável para a pessoa afetada, que fica bêbada mesmo sem ingerir uma gota de álcool. A história do “homem-cerveja” foi relatada pelo médico gastroenterologista Justin McCarthy e pela especialista em enfermagem de Panola College, Barabara Cordell. Segundo eles, o homem deu entrada na emergência de um hospital do Texas se queixando de tontura.

Como padrão, os enfermeiros realizaram um teste de bafômetro e a concentração de álcool no sangue dele era de 0,37% ou quase cinco vezes o limite legal para dirigir no Texas. No entanto, havia um mistério: o homem disse que não tinha bebido nadinha de álcool naquele dia.

Barriga de cerveja

O que foi descoberto naquele dia no Texas levou o termo “barriguinha de cerveja” a outro nível. Os médicos afirmaram que ele poderia ficar bêbado a qualquer momento do dia e quiseram investigar mais a fundo sobre o problema do “cervejeiro”.

Dessa forma, a equipe verificou se não havia nenhum recipiente de bebida alcóolica com o homem e, em seguida, o isolaram em um quarto de hospital por 24 horas. Durante todo o dia, ele comeu alimentos ricos em carboidratos e os médicos monitoraram periodicamente o seu nível de álcool no sangue. Em um momento, a taxa subiu 0,12% e os médicos conseguiram avaliar o que estava acontecendo.

Fonte da imagem: Shutterstock

O homem estava com um excesso de levedura de cerveja em seu intestino. De acordo com Cordell e McCarthy, o trato intestinal do paciente estava agindo como a sua própria cervejaria interna. Segundo os especialistas, ele teve uma infecção com um fungo chamado Saccharomyces cerevisiae, que nada mais é do que a levedura usada para o crescimento de pães e para a fermentação da cerveja. Esse fungo converte o açúcar em álcool etílico e estava deixando o paciente embriagado mesmo sem ter se jogado na bebida.

Assim, quando ele comia ou bebia alimentos com muito amido — como pães ou massas —, a levedura fermentava os açúcares, transformando-se em etanol. Essencialmente, ele estava produzindo cerveja em seu próprio intestino e os médicos definiram o problema como “síndrome autocervejeira”.

Causas

Mas por que a levedura de cerveja que é usada em tantos produtos e pode até ser prescrita como probiótico para algumas pessoas pode ter causado essa síndrome no homem? Segundo o que o microbiologista Dr. Joseph Heitman revelou ao site NPR, em alguns raros casos, a levedura Saccharomyces pode se fixar por longo prazo no intestino e causar problemas.

Ele pesquisou as poucas informações existentes sobre a síndrome na literatura médica e descobriu alguns casos semelhantes a esse. Na maioria deles, as infecções ocorreram depois que uma pessoa tomou antibióticos, que podem acabar com as bactérias no intestino, abrindo espaço para o crescimento de fungos de fermentação como esses. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: