publicidade

Quer melhorar sua memória de longo prazo? Então não deixe de beber café!

13/01/2014 às 08:201 min de leitura

Muitas pessoas não conseguem dar início às atividades do dia enquanto não bebem uma bela xícara de café, não é mesmo? Além de o hábito fazer parte da rotina de muitos de nós, agora existe uma explicação científica para justificar o cafezinho de todo dia.

Um estudo liderado por Michael Yassa, da Universidade da Califórnia (Irvine), nos Estados Unidos, buscou estabelecer os efeitos que pequenas quantidades de cafeína poderiam ter na memória de adultos.

A pesquisa reuniu 160 participantes que observaram uma série de imagens de objetos e depois ingeriram uma pílula. De maneira aleatória, parte das pílulas continha 200 miligramas de cafeína – o que corresponde a dois espressos – enquanto o restante era apenas um placebo.

Os voluntários retornaram 24 horas depois e participaram de um teste de memória que envolvia as imagens que eles haviam visto no dia anterior, além de algumas fotografias novas e outras similares. Então, os participantes precisavam classificar cada uma delas em “velha”, “nova” ou “similar”.

Os pesquisadores notaram que os participantes não apresentaram diferenças na hora de classificar as imagens “velhas” ou “novas”, mas aqueles que consumiram a dose de cafeína se saíram melhor no reconhecimento das imagens “similares”.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Memória de longo prazo

Esse resultado permitiu que os cientistas concluíssem que a cafeína melhora a memória de longo prazo ao facilitar a consolidação dos acontecimentos.

Por outro lado, ficou comprovado que a substância não ajuda a recuperar a memória: um segundo experimento, em que a cafeína era ingerida apenas uma hora antes do teste, não trouxe efeitos positivos.

Para confirmar os resultados encontrados, Yassa e sua equipe refizeram o primeiro teste com quantidades menores e maiores de cafeína e descobriram que os efeitos não melhoravam – o que indica que dois espressos por dia representam a dose ideal.

Então você já sabe: quando estiver na véspera de uma prova ou qualquer outro evento que exija da sua memória, garantir a ingestão de cafeína pode ser crucial para consolidar todas as informações que você vai precisar.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: