Aula de anatomia: aprenda 15 fatos impressionantes sobre o corpo humano

10/11/2014 às 11:092 min de leitura

O corpo humano é realmente uma máquina fantástica, cheia de peculiaridades e fatos curiosos. A complexidade é tamanha que, mesmo depois de séculos dos primeiros estudos anatômicos com cadáveres, a Medicina ainda não tem a cura para todas as doenças nem consegue explicar o funcionamento do cérebro humano com todos os detalhes. 

A galera do Mother Nature Network reuniu uma série de curiosidades a respeito do funcionamento do corpo humano. Conheça algumas delas a seguir: 

1 – Ao longo do dia, seu coração bate cerca de 100 mil vezes para dar conta de bombear o equivalente a 7,5 mil litros de sangue para todas as áreas do corpo.

2 – Esse sangue todo é distribuído com a ajuda de veias, artérias e capilares. Se você esticasse todos os vasos do corpo de uma pessoa adulta, você teria uma corda de 96,5 mil Km de comprimento! Seus vasos sanguíneos conseguiriam, portanto, dar mais de duas voltas na circunferência do planeta.

3 – Seus rins são grandes trabalhadores, sabia? Cada um deles é formado de cerca de 1 milhão de néfrons, que são os responsáveis pela filtragem realizada pelo órgão. Só para você ter ideia, nossos rins filtram até 140 litros de sangue – quase seis litros por hora! Os rins produzem também, diariamente, quase dois litros de urina.

4 – Se esticados, nossos intestinos chegariam a medir quase 8 metros de comprimento.

5 – Nossa saliva é o material que auxilia nosso processo digestório e, de quebra, protege nossos dentes e mantém nosso trato digestivo sempre úmido. Por dia, você engole cerca de dois litros se saliva.

6 – Ao espirrar você expele cerca de 40 mil microgotículas de saliva no ar – alguns espirros mais poderosos chegam a atingir a velocidade de 960 km/h.

7 – Cada pessoa tem um cheiro próprio e somente irmãos gêmeos podem apresentar o mesmo odor natural. Fora isso, o cheiro de cada pessoa é tão único quanto as suas impressões digitais.

8 – A pele de um adulto é suficiente para cobrir uma área de quase 2 m², além de pesar 4 kg e abrigar quase 18 km de vasos sanguíneos.

9 – A sua pele perde 50 mil células por minuto – estima-se que bilhões de toneladas de micropedaços de pele morta estejam na atmosfera do planeta. Eca!

10 – Quem tem mais cabelos: uma pessoa ou um chimpanzé? Tendemos a acreditar que o macaquinho seja mais cabeludo, mas a verdade é que nós, seres humanos, somos tão peludos/cabeludos quanto os chimpanzés. A diferença é que a maioria dos nossos pelos são inúteis e, portanto, invisíveis. Você pode não reparar, mas seu corpo inteiro é cheio de pelinhos.

11 – Uma pessoa consome, em média, 2.400 quilocalorias por dia, e a energia que seu corpo produz gera cerca de 100 quilocalorias por hora, certo? É a mesma energia equivalente para acender uma lâmpada de 116 watts.

12 – Seu cérebro é capaz de processar 10 mil tipos diferentes de cheiros, sabia?

13 – A história de que a língua é o músculo mais forte do corpo humano é um mito. Ainda assim, ela é um músculo e tanto, feita da união de outros oito músculos que, diferente dos outros de nosso corpo, não servem para sustentar ossos, mas atuam mais como se fossem um tentáculo ou uma tromba.

14 – O corpo de um adulto é formado de 7.000.000.000.000.000.000.000.000.000 (7 octilhões) de átomos.

15 – Sim, você é poeira estelar e a explicação para isso é relativamente simples: o hidrogênio, elemento mais comum no universo e de extrema importância para o seu corpo, foi produzido graças ao Big Bang, há 13,7 bilhões de anos. Praticamente todos os elementos do universo vieram de dentro de uma estrela.

***

E aí, você já sabia disso tudo? Se lembra de algum outro fato megacurioso sobre o corpo humano? Conte para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: