Menino nasce com rabo de 15 cm e recebe apelido de ‘Macaco’

23/05/2016 às 13:562 min de leitura

Atenção: esta matéria contém imagens que podem ser desagradáveis a pessoas mais sensíveis.

“Tinha que ser da China”, é o que vocês vão dizer ao ler essa notícia: por lá, um menino nasceu com uma cauda de 15 centímetros e foi apelidado de “Macaco” pela família. Os parentes, inclusive, estavam relutantes em fazer uma cirurgia estética para a retirada desse apêndice, mas acabaram cedendo à pressão, e o menino perdeu o rabicó no começo deste mês, pouco tempo antes de completar seu primeiro ano de vida.

Chamado de Yang Yang pela mídia local, o menino desenvolveu a cauda devido a uma malformação no útero. Ele tinha alguns buracos nas suas vértebras, que fizeram a membrana que protege a medula espinhal escapar por um desses furos, criando o que é chamado de meningocele – ou, popularmente falando, um rabinho.

A avó do garoto até achou que a cauda pudesse trazer sorte ao garoto: ela imaginava que ele ganharia muito dinheiro com isso quando crescesse. Apesar da aparência incomum, a mãe de Yang Yang relata que não tinha problema algum com o rabo do filho. Na hora de trocar a fralda, bastava levantar o rabinho e completar o serviço.

Cauda de 15 cm foi retirada quando o menino completou 11 meses de idade

Falta de ácido fólico

O caso incomum aconteceu na cidade de Yibin, na China. A família só se preocupou quando Yang Yang começou a ter incontinência urinária e intestinal. Os parentes acreditaram que a cauda pudesse ter alguma relação e esperaram que o menino tivesse idade suficiente para uma cirurgia reparadora.

Lin Jiangkai, médico responsável pela cirurgia, explicou que a deformidade deve ter ocorrido pela insuficiência de ácido fólico na alimentação da mãe durante a gravidez. O nutriente é encontrado em lentilha, feijão, espinafre, couve e beterraba, por exemplo. No caso de pouca ingestão, é possível o uso de suplementos vitamínicos com a substância.

De acordo com o médico, a cirurgia foi feita bem a tempo de evitar que o rabinho pudesse gerar problemas nos membros inferiores do garoto. Em outro caso semelhante, na Índia, um menino de 13 anos estava com dificuldades para andar, já que sua cauda de 16 centímetros era idolatrada na região: o povo acreditava que ele era reencarnação do deus-macaco hindu Hanuman.

Na Índia, menino de 13 anos era cultuado como reencarnação de Hanuman

***

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: