publicidade

Qual é a distância máxima que seu olho consegue enxergar?

04/09/2017 às 02:002 min de leitura

Você sabe qual é a distância máxima que o seu olho pode enxergar? Se você estiver olhando para o horizonte, a resposta é facílima: 5 quilômetros. Porém, isso acontece porque essa é a distância da curvatura da Terra, mas, se você enxerga o Sol e a Lua, essa distância deve ser bem maior, não é mesmo?

Para você ter uma ideia, se o nosso planeta fosse plano, você poderia ver a chama de uma vela a uma distância de 50 quilômetros! Claro que teria que ser à noite e com escuridão total para isso. Já ao olhar para o céu, a maior distância visível a olho nu é a da galáxia de Andrômeda, que fica a 2,6 milhões de anos-luz da Terra. Isso só é possível por conta do 1 trilhão de estrelas que formam a galáxia e emitem fótons o suficiente para serem vistas aqui.

Mas essa distância não é aleatória: em 1941, o cientista Selig Hecht fez um experimento para determinar o número mínimo de fótons necessários que precisam atingir a nossa retina para formar uma imagem. O limiar absoluto da visão pôde ser determinado depois que voluntários se adaptaram a um quarto escuro e foram submetidos a flashes de luz de até 510 nanômetros. Eles atingiam a visão mais periférica da retina, que é rica em bastonetes de detecção luminosa.

Se a Terra fosse plana, uma chama de vela poderia ser vista a até 50 km de distância

Fótons e arcmin

O resultado do estudo mostrou que os participantes enxergavam os flashes de luz quando de 54 a 148 fótons atingiam sua visão. Mesmo assim, 10% dessa quantidade já eram suficientes para o corpo humano notar que você está vendo alguma coisa. Através disso, chegou-se à medição da vela, citada mais acima.

Claro que até então estamos falando apenas de estímulos luminosos de somente 1 bastonete de detecção. Para uma visão mais nítida, é necessário que 2 ou mais dessas células sejam estimuladas, com um ângulo correto do objeto a ser visto. Na prática, é preciso que ele esteja a um ângulo de, no mínimo, 1/60 de grau – ou seja, 1 arcmin ou arco-minuto.

Não sabe como calcular isso? Simples: um círculo tem 360 graus, certo? Dividindo-o em 4 partes, você terá ângulos de 90 graus. Para chegar ao arcmin, basta dividir o círculo em 21,6 mil partes! Mesmo assim, a distância também influi na nitidez da imagem. Por exemplo: a 3 km de distância, vemos apenas os dois faróis do carro, em vez de enxergar o veículo por completo.

1 arcmin a 1 metro de distância possibilita vermos uma imagem de 0,3 milímetro

*Publicado em 24/05/2016

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: