Trump mal toma posse e já começa a tocar o terror nos sites da Casa Branca

23/01/2017 às 07:352 min de leitura

Donald Trump, como você sabe, finalmente assumiu a Presidência dos Estados Unidos na última sexta-feira, dia 20 de janeiro. O homem nem bem ocupou o novo posto e já começou a tocar o terror — de momento, apenas nos sites da Casa Branca. No mesmo dia da posse, as páginas oficiais do Governo na web passaram por atualizações, e as menções às mudanças climáticas foram removidas de todos eles. O link para as versões em espanhol também foi eliminado.

Sobre as atualizações referentes ao aquecimento global, de acordo com Jolene Creighton, do portal Futurism, para não dizer que não existe absolutamente nada em relação ao tema nos sites da Casa Branca, existe uma página intitulada “America First Energy Plan” — “Primeiro Plano de Energia Norte-Americano” em tradução livre — na qual o presidente eleito afirma ter o compromisso de eliminar políticas desnecessárias ou prejudiciais ao seu governo.

Começo turbulento

Segundo Jolene, mais especificamente, Trump mencionou que pretende dar fim no Plano de Ação Climática e de Uso das Águas — proposto durante a administração Obama e focado em estabelecer normas para reduzir a emissão de gases poluentes, promover o uso de combustíveis alternativos, preservar o meio ambiente e realizar pesquisas sobre as mudanças climáticas e como combatê-las.

Tem muita gente descontente com o presidente eleito

De acordo com o novo presidente eleito, a retirada das restrições vai ajudar os trabalhadores norte-americanos, aumentando os salários em mais de US$ 30 bilhões nos próximos sete anos. E Trump prometeu combater outras políticas e regulamentações que já se encontram em vigor, como um voltado para a energia limpa, que regula as emissões de carbono, e outro focado em estabelecer padrões de qualidade do ar.

Além disso, as iniciativas de Trump podem por em risco qualquer investimento voltado à pesquisa e ao desenvolvimento de fontes de energia sustentável. Outro ponto preocupante mencionado nas páginas da Casa Branca é que Trump tem intenção de “reviver” a indústria do carvão através da tecnologia de carvão limpo com a intenção de criar novos empregos.

Polêmico

Em resumo, tudo indica que Trump planeja desmantelar os planos introduzidos por Obama para ajudar a mitigar o aquecimento global resultante das ações humanas. E falando nisso, sabe o que o novo presidente eleito pensa sobre o tema? Ele já expressou a sua opinião em um tweet. Veja:

Em tradução livre, “O conceito de aquecimento global foi criado por e para os chineses de forma a tornar a manufatura norte-americana não competitiva”.

Only English

E para aumentar a polêmica, de acordo com Nick Lucchesi, do portal Inverse, as atualizações de sexta-feira no site oficial da Casa Branca resultaram em uma bela “enxugada” na quantidade de links disponíveis — de 114 para apenas 38 —, e entre os links removidos estão os que focavam em assuntos relacionados com a comunidade LGBT, direitos civis e o que levava às páginas em espanhol.

Mapa do site da Casa Branca antes das atualizações

Segundo o pessoal do portal Valor Econômico, o site em espanhol trazia informações de especial interesse para a comunidade hispânica, que é a mais numerosa nos EUA, como a regularização de imigrantes em situação irregular e discussões sobre a retomada das relações do país com Cuba.

Mapa do site depois da "enxugada"

Além disso, ainda segundo o Valor Econômico, nenhum porta-voz para assuntos relacionados com a comunidade hispânica foi nomeado e, pela primeira vez em 30 anos, o gabinete do Governo dos EUA não conta com nenhum membro dessa etnia no time.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: