5 técnicas para ajudar você a ter uma noite de sono perfeita

27/06/2014 às 09:204 min de leitura

Não é todo mundo que tem a sorte de simplesmente encostar a cabeça em um lugar qualquer para cair no sono. Muitas pessoas sofrem — e muito! — para conseguir dormir, passando boa parte da noite com os olhos grudados no teto do quarto ou rolando na cama de um lado para o outro esperando que o cansaço as vença.

Muitas vezes isso se deve ao fato de as pessoas não conseguirem se desligar das preocupações do cotidiano, e elas acabam se tornando vítimas de barreiras mentais que elas mesmas criam e que as impedem de repousar. Se você se encaixa nessa descrição — e está com problemas para dormir —, saiba que existem alguns truques que podem ajudar.

Assim, pensando naqueles que estão com dificuldades para pregar os olhos à noite, reunimos cinco técnicas — selecionadas a partir do site Sleeping Tricks — de relaxamento e visualização que podem ser úteis. Vale lembrar que os métodos não funcionam da mesma maneira para todo mundo, mas certamente você encontrará um que dê certo para você. Então, ajeite o travesseiro e confira:

1 – Relaxamento muscular

Este método, como o próprio nome sugere, está baseado em relaxar todos os músculos do corpo de forma que a sua mente naturalmente entre no mesmo estado de letargia e você acabe caindo no sono. A técnica é bastante usada em meditação e em hipnose e pode ser empregada em conjunto com outros procedimentos.

O primeiro a fazer é se deitar — de barriga para cima e com os braços estendidos ao longo do corpo — em um local com pouca luz e livre de ruídos ou distrações. Então, comece a focar a sua atenção nos pés, nas sensações que você percebe nos dedos quando você os estica ou os contrai durante alguns segundos e no que você sente quando volta a relaxar. Depois, faça o mesmo com os pés inteiros e, então, repita esse processo com as demais partes do corpo.

Continue contraindo diferentes regiões — dos pés, passando para as pernas, torso, braços, mãos, pescoço etc. —, prestando atenção na sensação que acompanha o relaxamento após a contração muscular. Quando você completar o processo, simplesmente curta a tranquilidade que você sentirá depois e deixe a sua mente se aquietar até que você acabe caindo no sono.

2 – Abraço irresistível

Esta técnica pode, na verdade, ser utilizada como uma continuação do relaxamento acima, só que envolvendo um pouco de visualização. Assim, repita o mesmo procedimento do item anterior — de contrair e relaxar a musculatura e tendões lentamente, dos pés à cabeça — enquanto você imagina que cada parte do corpo está sendo gradativamente abraçada pela sua cama quando você relaxa.

Depois que você terminar, terá a sensação de estar completamente confortável e de que o seu corpo foi abraçado pela sua cama. E, eventualmente, esse estado de repouso profundo levará você a pegar no sono.

3 – Repasse mental

Este método, além de ser ótimo para fazer você dormir, pode ajudá-lo a melhorar a sua memória. A técnica consiste em visualizar tudo o que aconteceu durante o dia, do momento em que você acordou até a hora de dormir, repassando mentalmente — e de forma cronológica — conversas, encontros, atividades e qualquer outro detalhe que você tenha vivenciado nas últimas 24 horas.

De acordo com o Sleeping Tricks, quando você terminar de relembrar tudo, é possível que você adormeça simplesmente devido ao fato de a sua mente ter perdido o interesse em pensar em qualquer outra coisa. Para tentar este método, escolha um local confortável, pouco iluminado e livre de distrações e barulhos.

4 – Levitação

Na verdade, este método não consiste em ensinar as pessoas a levitar, mas sim de utilizar técnicas de visualização para espantar as preocupações diárias da mente e acalmar o corpo. Assim, primeiro deite-se em um ambiente escuro e livre de ruídos e distrações e tente relaxar enquanto você olha para o teto durante alguns minutos. Depois, preste atenção na sua respiração e imagine que você se encontra em um ambiente agradável.

Deixe a sua mente guiá-lo por esses locais — pode ser um campo florido, uma praia paradisíaca, o topo de uma montanha, enfim, você entendeu a ideia, não é mesmo? — e tente imaginar uma brisa suave acariciando o seu rosto. Então, comece a sentir o seu corpo ficando cada vez mais leve, até que você tenha a impressão de não ter peso algum e de começar a flutuar sobre a cama.

Aproveite para curtir a sensação de leveza e, após alguns minutos, imagine que o seu corpo vai se tornando mais pesado até que você volte para o colchão. Repita esse processo de visualização algumas vezes, até que você eventualmente acabe adormecendo.

5 – Cinema na cabeça

O último truque da nossa lista envolve escolher um filme e revê-lo mentalmente do final para o começo. E, segundo o pessoal do Sleeping Tricks, o motivo de este método funcionar tão bem é que o processo exige que os pensamentos fiquem focados nessa atividade, mas ela não é suficientemente estimulante para evitar que você durma.

E mais: como esta técnica envolve uma maior atividade no lado direito do cérebro, ela permite que a sua mente funcione como se você estivesse sonhando acordado, o que é frequentemente acompanhado pelo sono. Assim, depois que você estiver confortável em sua cama, escolha em sua “videoteca mental” um filme que você conheça bem.

Comece a relembrar as cenas detalhadamente — dando especial atenção a personagens, pormenores das cenas, diálogos etc. — do finalzinho e vá voltando até o início, quando começam a aparecer os créditos. Bem, isso se você não tiver dormido no meio do filme! Contudo, se não funcionar, acesse a sua videoteca mental novamente, escolha outro título e recomece o processo.

***

E aí, caro leitor, continua por aqui ou acabou pegando no sono? Você já conhecia as técnicas descritas na matéria? Sabe de mais algum método infalível que não mencionamos aqui? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: