publicidade

10 sinais de que o seu chefe pode estar de treta com você

25/05/2016 às 10:583 min de leitura

Será que o seu trabalho está garantido? Será que aquele colega espertinho está tentando puxar o seu tapete? Pior ainda: será que o seu chefe está de treta com você? Em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora, é normal sentir insegurança e até certa paranoia com respeito aos nossos empregos.

Voltando à última pergunta — "será que o seu chefe está de treta com você?" —, de acordo com Jacquelyn Smith, do portal Business Insider, esse cara não tem apenas o poder de decidir se você merece um aumento ou aquela esperada promoção. Quase sempre é dele a decisão de quem fica ou não na equipe, portanto é importante saber diferenciar o que é paranoia do que realmente é um sinal de que ele tem algo contra você. Veja 10 indícios a seguir:

1 – Ele inclui você?

Shutterstock

O seu chefe costuma envolver você nas tomadas de decisão ou pede que você colabore com ideias para determinado projeto importante ou para melhorar a dinâmica da sua equipe de trabalho? E quando ocorrem reuniões importantes, você é convidado para participar? Caso ele nunca inclua você em nada, isso pode ser um sinal de falta de confiança no seu trabalho.

2 – Ele evita o contato visual?

Shutterstock

Ao falar com o seu chefe, ele olha nos seus olhos ou desvia o olhar? Quando uma pessoa está aborrecida com alguém, ela costuma evitar fazer contato visual com o outro por medo — ainda que sem saber — de transmitir hostilidade.

3 – Ele fica carrancudo na sua presença?

Shutterstock

Todo mundo tem dias bons e ruins, incluindo o seu chefe. Porém, se ele nunca — jamais — sorri na sua presença e permanece sempre carrancudo, isso pode ser um sinal de que algo pode estar errado.

4 – Ele fica mandando em você — só você?

Shutterstock

Existem chefes que são meio “mandões” mesmo, e alguns são assim simplesmente por pura insegurança ou por sentir necessidade de estar sempre no controle. Entretanto, se o seu ficar constantemente no seu pé e encher você de coisas para fazer — enquanto pega leve com os demais membros da sua equipe —, fique esperto.

5 – Ele evita você?

Shutterstock

Por acaso o seu chefe prefere usar as escadas em vez de dividir o elevador com você — quando você sabe que ele é um passageiro assíduo desse meio de transporte — ou sai de fininho da sala de café quando você entra? Pode ser que ele esteja tentando evitar a sua presença, e isso não é um sinal muito positivo.

6 – Ele não é muito eloquente?

Shutterstock

O seu chefe é do tipo que, sempre que possível, se dirige a você com monossílabos — mas é muito mais tagarela com os seus colegas de time — e inclusive responde aos seus emails de maneira seca, sem incluir um “bom dia”, “boa tarde” ou “obrigado” sequer? Esse pode ser um indício de que ele não é muito seu fã. Aliás, falando em emails, se o seu chefe preferir se comunicar com você através deles em vez de pessoalmente, mau sinal também...

7 – Ele discorda de você o tempo todo?

Shutterstock

Quando você apresenta novas ideias ou opina a respeito de determinado projeto, o seu chefe costuma se opor a tudo — mas parece aceitar as sugestões dos seus colegas alegremente? Isso pode indicar que ele não gosta de você.

8 – Ele “rouba” suas ideias?

Shutterstock

Relacionado com o item acima... Já aconteceu de o seu chefe discordar de suas sugestões e, depois, apresentar a sua ideia como se fosse dele? Na verdade, existem chefes que fazem isso até com os funcionários de quem eles gostam, mas, se você for um dos que ele não gosta, então, pode ser que essa atitude tenha como objetivo prevenir você de receber qualquer crédito pelo bom trabalho.

9 – Ele pede que você faça trabalhos que mais ninguém quer fazer?

Shutterstock

Por acaso o seu chefe costuma passar tarefas para você que estão muito abaixo da sua capacidade ou que não exigem qualquer conhecimento? Pode ser que ele não confie em você ou não respeite as suas habilidades profissionais — e faça isso para encorajá-lo indiretamente a procurar trabalho em outro lugar.

10 – Ele nunca avalia o seu desempenho?

Shutterstock

As avaliações — positivas e negativas — são uma excelente forma de ajudar os funcionários a crescer em seus trabalhos. Portanto, a falta delas pode ser um sinal de indiferença com relação ao seu desempenho e desenvolvimento profissional. Agora, se o seu chefe só fizer análises negativas sobre você e, para piorar, criticar você em público, isso é um tremendo sinal de desrespeito e de que ele não gosta de você, evidentemente!

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: