Você nunca mais vai comer balas de goma depois de ver como elas são feitas

07/09/2016 às 04:041 min de leitura

Você é da turminha que simplesmente adora balas de goma — com suas cores brilhantes, sabores deliciosos e todo aquele açúcar que cobre as guloseimas?  E o que dizer dos marshmallows fofinhos, com toda a sua doçura? As jujubas também estão entre os seus favoritos? Pois sentimos muito em informar que você certamente olhará essas gostosuras de um modo diferente depois de descobrir como elas são produzidas.

Mas, antes de mostrar para você o processo, deixe a gente falar um pouquinho do ingrediente-chave que esses doces todos levam na receita: a gelatina. Caso você não saiba, esse componente — muito usado na indústria alimentícia, farmacêutica e em outras tantas áreas também — quase sempre tem origem animal e é obtido a partir do colágeno.

Todos esses ursinhos coloridos, fofos e apetitosos levam gelatina em sua composição

O colágeno, por sua vez, é obtido quando fervemos os ossos, a pele e qualquer órgão que contenha tecido conjuntivo de determinados animais – normalmente porcos, vacas, cavalos e aves. Isso significa que, antes de ser devidamente processada e virar aquela mistura incolor (ou levemente amarelada), insípida (quando pura) e praticamente inodora que conhecemos como gelatina, a matéria-prima empregada pelos fabricantes de doces é obtida em abatedouros e curtumes a partir de processos que soam bem perturbadores!

Agora, que tal irmos às balinhas? O vídeo a que você vai assistir abaixo foi produzido pela cineasta belga Alina Kneepkens e mostra o processo reverso de produção de doces, ou seja, do momento em que as gostosuras chegam à nossa boca, retrocedendo até chegar ao bichinho morto em um abatedouro. Confira abaixo e não se surpreenda se você começar a evitar as balas de hoje em diante!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: