Conheça 10 alimentos que mantêm você sempre saudável

09/09/2013 às 10:163 min de leitura

Ter uma vida saudável nunca esteve tão em pauta como agora, e inúmeros são os programas de televisão, as revistas, produtos e sites com informações exclusivas sobre hábitos saudáveis, alimentação, exercícios físicos e afins. Isso é um ótimo sinal, afinal, se não houvesse demanda, essas informações não estariam disponíveis em quantidades assim tão vastas.

Quando o assunto é alimentação, inúmeros são os conselhos de cardápios e dietas, mas você sabe quais são os alimentos capazes de manter a sua saúde sempre em dia? Essa lista existe e, claro, ela não é milagrosa e não quer dizer que você deve comer somente estes alimentos se quiser viver bem, a questão é que eles são considerados fundamentais e de extrema importância à manutenção da sua saúde. Então é bom consumi-los regularmente. Saiba que alimentos são estes:

1 – Ovos

Fonte da imagem: Pixabay

Eles são saborosos, com preço acessível e de fácil preparo. Como se não bastasse tudo isso, ovos são também uma fonte riquíssima de proteína de qualidade, o que vai melhorar a sua condição muscular. Além da proteína, esses alimentos contêm fibra, o que você já sabe: faz bem para o funcionamento do seu intestino e aumenta sua sensação de saciedade – ótimo para quem quer comer menos. Ovos também contêm antioxidantes e fazem bem para os olhos. Prefira sempre comê-los cozidos ou feitos com o mínimo de gordura possível.

2 – Semente de chia

Fonte da imagem: Pixabay

Essas sementinhas são uma ótima fonte de ômega 3 e ajudam a diminuir os problemas relacionados à artrite e a doenças do coração. A chia demora a perder sua validade, e você pode comê-la junto com o seu almoço, salpicando os grãos moídos sobre sua salada, sopa, feijão ou o que quer que você escolha.

3 – Espinafre

Fonte da imagem: Pixabay

O marinheiro Popeye estava certo: o espinafre é rico em minerais como o ferro, magnésio, potássio e cálcio. A vitamina C, presente no espinafre, vai melhorar seu sistema imunológico, e a vitamina B vai ajudar a formação de novas células no seu corpo. Vale a pena fazer uma saladinha, não é mesmo?

4 – Salmão

Fonte da imagem: Pixabay

Esse peixe é considerado muito saudável, já que também é rico em ômega 3 e vitamina D. O salmão é indicado para quem se preocupa com a saúde do cérebro e quer sempre ter boa memória. Além disso, essa carne também faz bem à pele.

5 – Nozes

Fonte da imagem: Reprodução/MenosPeso

Você provavelmente já sabe que nozes contêm o famoso colesterol saudável, além, é claro, dos antioxidantes. Elas previnem as ações de radicais livres, que são conhecidos por causar danos celulares. Além disso, seu coração vai agradecer, seu colesterol ficará controlado e seu humor, mais equilibrado.

6 – Maçãs

Fonte da imagem: Pixabay

Se você quiser perder peso, saiba que a maçã é uma grande aliada, já que ela contém pectina, uma fibra que vai fazer você ficar saciado mais rápido e por mais tempo, além de diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Além disso, essas frutas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes – e o melhor: em apenas 70 calorias. Se você é uma pessoa que não fica sem aquele docinho depois do almoço, a maçã sacia essa vontade sem problemas. Uma maçã por dia vai melhorar bastante a sua saúde.

7 – Frutas vermelhas

Fonte da imagem: Pixabay

Morangos, mirtilos, cerejas, framboesa... Tudo isso também é fonte do famoso e milagroso antioxidante, além de flavonoides e carotenoides, substâncias ótimas para melhorar a saúde do coração. Estudos recentes já revelaram que esse tipo de fruta previne o aparecimento de problemas do trato urinário.

A framboesa, especificamente falando, é ótima para auxiliar o bom funcionamento do seu intestino, além de ser uma boa pedida para quem quer perder uns quilinhos. Isso sem falar nas substâncias anticancerígenas e capazes de dar aquele gás para a sua memória. Essa frutinha bonita e gostosa também é uma boa fonte de vitamina C.

8 – Chocolate

Fonte da imagem: Pixabay

Pode dar seus pulinhos de alegria, ninguém vai julgar. Paixão universal, o chocolate escuro é um bom aliado de uma alimentação saudável, devido ao alto teor de cacau que, por sua vez, é rico em uma substância chamada flavonol, que funciona também como antioxidante. O flavonol ajuda também a diminuir a pressão sanguínea, os riscos de formação de coágulos nas veias, além de tratar inflamações. Um pedacinho de chocolate por dia pode fazer com que você melhores suas funções cognitivas, tire a poeira da sua memória e diminua o risco de doenças cerebrais. Que boa notícia, não é? A dica é: comer moderadamente.

9 – Vinho

Fonte da imagem: Pixabay

É lógico que você já ouviu por aí que vinho faz bem à saúde, mas talvez não saiba ainda os motivos que deram essa fama a uma das bebidas mais populares de todas. O fato é que o consumo regular e moderado de vinho prolonga a vida e diminui os riscos de adquirir diabetes e doenças cardíacas. O segredo aqui é consumir pouco.

10 – Feijão

Fonte da imagem: Pixabay

Um dos alimentos mais populares em nosso país é também um dos mais saudáveis, já que tem grandes quantidades de fibras, proteínas e ferro. O feijão é um ótimo aliado contra problemas cardíacos e contra a anemia. E aí, deu fome?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: