Chefs preparam pratos mais saborosos quando são vistos pelos clientes

25/11/2014 às 06:582 min de leitura

Quando almoçamos ou jantamos fora, raramente vemos o chef preparando nossos pratos, não é mesmo? Alguns restaurantes orientais fogem dessa tradição e expõem seus chefs ao público enquanto preparam sushis e afins. Há também, é claro, estabelecimentos que são adeptos dessa estratégia de deixar o trabalho do chef visível, mas na maioria dos restaurantes esses profissionais ficam reclusos.

Essa característica, que muitas vezes passa despercebida, acabou virando assunto de estudo de Harvard e da Universidade de Londres. Pesquisadores dessas duas instituições fizeram um experimento que durou duas semanas apenas. A ideia era descobrir se cozinheiros fazem pratos mais saborosos quando estão em contato com quem come o alimento. Será?

Método

Os experimentos foram feitos em quatro cenários diferentes, dentro de uma cafeteria. No primeiro cenário, chefs preparavam as refeições em um ambiente isolado; no segundo, somente os clientes viam os chefs; no terceiro, somente os chefs viam os clientes; e, no quarto, chefs e clientes viam uns aos outros. Em nenhum dos casos clientes e chefs interagiram.

Depois de duas semanas de pesquisas, não houve dúvida: quando os chefs podiam ver os clientes do estabelecimento, os consumidores ficavam 10% mais satisfeitos com a qualidade dos pratos. No cenário onde clientes e chefs não se viam, não houve qualquer tipo de melhora na avaliação dos pratos.

Qualidade e gratidão

Já no grupo onde chefs e clientes viam uns aos outros, a satisfação do consumidor subiu 17,3%. Além disso, o serviço era 13,2% mais rápido. De acordo com o Ryan W. Buell, um dos pesquisadores de Harvard, o estudo permite concluir que os funcionários se sentem mais apreciados e mais satisfeitos com relação ao próprio trabalho quando são vistos pelos clientes.

Buell ressalta o fato de que não apenas a percepção de qualidade foi alterada, mas a qualidade real dos alimentos preparados melhorou quando chefs e consumidores podiam ver uns aos outros. Já a estudante Tami Kim disse que o estudo reforçou o poder da gratidão. Segundo ela, um dos cozinheiros disse ter vontade de melhorar ao perceber que os clientes estão satisfeitos com seus pratos. Ou seja: gratidão e reciprocidade parecem ser o segredo.

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