Você aguentaria levar um soco do Super-Homem?

21/06/2013 às 11:342 min de leitura

O Super-Homem é um dos heróis que leva mais a sério a questão dos poderes especiais. Afinal, um homem cujo limite da força depende apenas da criatividade e da vontade do roteirista que estiver no controle da série não poderia deixar de ser temido justamente por essa razão.

Claro que o Homem de Aço da DC Comics não passa de um personagem fictício, que teve origem nos quadrinhos e depois ganhou as telonas, telinhas e games em todo o mundo. Mesmo assim, quem nunca imaginou o que aconteceria se uma criatura ilimitadamente poderosa dessas pudesse existir sobre o nosso planeta? Para ser mais preciso, se o alter ego herói de Clark Kent realmente estivesse andando sobre a Terra, o que aconteceria se ele resolvesse dar um soco em um ser humano normal?

Para responder a uma questão tão hipoteticamente complexa dessas, precisaríamos de pessoas altamente especializadas em Física e em quadrinhos. Por sorte, o canal do YouTube de Vsauce3 tem justo o que é preciso para calcular de uma maneira bastante próxima à realidade o que aconteceria se o Super Homem resolvesse dar um soco na sua cara.

A Física permite?

Para começo de conversa, vale mencionar que o mais recente game de luta envolvendo o personagem da DC chama-se Injustice: Gods Among Us. Neste título, o Homem de Aço possui a capacidade de socar um inimigo uma única vez, fazendo com que ele voe até a estratosfera. Então, a partir disso, vamos estabelecer que uma única lei da Física moderna não pode ser quebrada: nenhum corpo consegue atingir a velocidade da luz.

Portanto, suponhamos que o super-herói é capaz de se mover a 99% dessa velocidade, ou seja, a 296.794.533 m/s. Dessa forma, contando que o Homem de Aço tenha o tamanho de uma pessoa normal um pouco maior que a média, um punho fechado dele deve contar com uma massa de 300 gramas. Dessa forma, podemos calcular que, movendo-se a 99% da velocidade da luz, a energia liberada por um “supersoco” seria de 19 x 1016 (190 quadrilhões) de joules.

Esse valor é 2.800 vezes mais poderoso do que uma bomba nuclear idêntica à que foi atirada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Em outras palavras, uma das bombas nucleares mais poderosas já imaginadas na história estaria prestes a explodir diretamente em sua cara! Mas o que aconteceria na sequência do soco?

Desintegração atômica!

A energia liberada por um soco do Super-Homem seria tão grande que geraria um calor na casa dos 80 trilhões Kelvin — o que é o equivalente a uma temperatura 5 mil vezes mais quente que a superfície de nosso sol. Além disso, a velocidade do soco seria grande demais para que nossos olhos conseguissem captá-lo. Em outras palavras, você nem seria capaz de enxergar “o que foi que te acertou”.

Fonte da imagem: Divulgação/Vsauce3Seguindo nessa perspectiva, a mão do alter ego de Clark Kent seria capaz de desintegrar seu corpo inteiro em nível nuclear. Ao menor contato com o soco, você iria se liquefazer e a explosão seria grande o suficiente para deixar uma cratera de um quilômetro de raio, com 221 metros de profundidade...

Depois de tantos números assustadores, é melhor nem pensar em tentar atazanar a vida do super-herói... Um soquinho só ia bastar para terminar com qualquer discussão.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: