publicidade

Dia do Orgulho Nerd: 11 vezes que os geeks nomearam descobertas científicas

25/05/2017 às 02:002 min de leitura

1. Montanhas de lua

A lua Titã, de Saturno, tem 13 montanhas com nomes que fazem referência à obra de J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “Silmarillion”. Entre elas, é possível achar a Montanha da Perdição, Erebor e as Montanhas Sombrias, além de personagens como Arwen, Bilbo, Faramir e Gandalf.

Montanha da Perdição, em Titã

2. Vespa

Uma votação pública nomeou uma nova espécie de vespa, descoberta na Tailândia: Ampulex dementor. Ela faz menção aos dementadores, que são personagens assustadores da saga “Harry Potter”, escrita por J.K. Rowling. A homenagem aconteceu porque a vespa transforma baratas em suas incubadoras, como se fossem zumbis.

Vespa dementadora

3. Besouro

Na Papua Nova-Guiné, cientistas descobriram um besouro que foi chamado de Trigonopterus chewbacca. O homenageado desta vez foi o peludão Chewbacca, de “Star Wars”. O nome foi por causa de suas densas escamas na cabeça e nas patas, que lembram a pelagem do companheiro de Han Solo.

Besouro Chewbacca

4. Aracnídeo

E para provar que também temos geeks aqui no Brasil, uma cientista nomeou um novo aracnídeo como Landumoema smeagol. Assim como o Sméagol, de “O Senhor dos Anéis”, a nova espécie de opilião foi encontrada no fundo de uma caverna. No caso desse “primo” da aranha, o achado foi na cidade de Monjolos (MG) – e não nas Montanhas Sombrias da Terra-média.

Opilião Sméagol

5. Abelha

Também no Brasil, temos a abelha Euglossa bazinga, que faz referência ao bordão do personagem Sheldon na série ultranerd “The Big Bang Theory”. O nome foi dado depois de os cientistas pensarem que a descoberta era, na verdade, uma abelha já conhecida. Porém, ao notarem as diferenças, acharam legal colocar um nome geek que lembrasse uma pegadinha.

Abelha Bazinga

6. Peixe

Mais um animal nerd brasileiro: Otocinclus batmani. E ele nem é uma espécie de morcego! Na verdade, apesar de ter o nome em homenagem ao Cavaleiro das Trevas, este é um tipo de peixe encontrado na Amazônia. O nome surgiu por causa da mancha na nadadeira caudal dessa espécie, que tem semelhança com o símbolo do Batman.

Peixe Batman

7. Lesma

Os cabelos loiros da Daenerys Targaryen, de “Game of Thrones”, serviram de inspiração para uma nova espécie de lesma marinha descoberta no Ceará. A Tritonia khaleesi possui listras brancas que se assemelham às tranças da mãe dos dragões.

Lesma Khaleesi

8. Caracol

O caracol Halystina umberlee vive no fundo dos mares e recebeu esse nome por conta da deusa fictícia Umberlee, do RPG Dungeons & Dragons. Como ela vive no fundo do oceano, nada mais propício do que emprestar seu nome ao caracol.

Caracol Umberlee

9. Dinossauro

Mas nem só de animais vivos esta lista é feita: o Dracorex hogwartsia é um dinossauro que viveu no período Cretáceo, na América do Norte, e recebeu seu nome em homenagem à escola de magia onde se passam os eventos de “Harry Potter”.

Dracorex

10. Aranha

O escritor H. P. Lovercraft criou a entidade cósmica Cthulhu em 1928, com uma aparência que mistura homem, polvo e dragão! Na natureza, ela serviu de inspiração para nomear a aranha Pimoa cthulhu.

Aranha Cthulhu

11. Crateras de lua

Terminaremos a lista novamente no espaço, mas desta vez na lua Caronte, de Plutão. Por lá, “Star Wars” e “Star Trek” convivem pacificamente, já que personagens das duas sagas nomearam as crateras Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia, Spock, Kirk e Uhura!

Festival de referência nerds em Caronte: "Alien", "Alice no País das Maravilhas", "Star Wars", "Star Trek", Stanley Kubrick e muito mais

***

*Publicado em 25/05/2016

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: