15 coisas fascinantes que você talvez desconheça sobre os Amish

13/10/2017 às 03:013 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar a respeito dos Amish, não é mesmo? Eles pertencem a um grupo religioso famoso por ser extremamente conservador — e os membros costumam formar comunidades fechadas nas quais o uso de tecnologias como automóveis, equipamentos eletrônicos e até mesmo telefones é bastante restrito.

Outra característica marcante a respeito dos Amish é a forma como eles se vestem: os homens trajam chapéus e ternos, e as mulheres, vestidos longos e austeros e um capuz cobrindo a cabeça. Mas, além dessas coisas todas que descrevemos sobre eles, o que mais você sabe sobre esse fascinante grupo? Não muito? Então, confira as curiosidades interessantes que reunimos para você:

1 – Origem do nome

Amish Buggy Rides

O termo “Amish” surgiu a partir do nome Jakob Amman, que foi um suíço anabatista — ou seja, defensor de um braço radical da Reforma Protestante — da Igreja Mennonita, que lutou fervorosamente para que a Bíblia fosse interpretada de forma literal. Por conta de sua influência, houve uma ruptura entre os radicais, e os seguidores de Amman ficaram conhecidos como Amish.

2 – Anabatistas

Finds Picture

No contexto da comunidade Amish, além de os anabatistas pertencerem a uma ala radical da Reforma Protestante, eles são contra o batismo de bebês. Segundo acreditam, esse ritual só deve ser realizado quando o cristão for capaz de aceitar a sua fé. Assim, geralmente, os Amish se batizam entre os 18 e os 22 anos de idade e, só depois disso, eles podem se casar — e apenas com membros de sua própria igreja, evidentemente.

3 – Comunidade

Prezi

Os Amish começaram a chegar aos EUA no início do século 18 e, em um primeiro momento, se estabeleceram na Pensilvânia. Hoje em dia, existem comunidades em mais de 28 — dos 50 — estados norte-americanos e no Canadá, e seus integrantes somam mais de 300 mil pessoas.

4 – Cultos

Pensey View

Como no início os Amish sofreram perseguição de outros grupos protestantes, eles não tinham um espaço específico para realizar seus cultos. Os seguidores dessa religião se reuniam semanalmente nas casas dos fiéis, e o costume perdura até hoje.

5 – Evangelização

Amish Wisdom

Ao contrário de outros grupos cristãos, que tentam converter pessoas para a sua fé, os Amish não participam de missões nem de trabalhos de evangelização para aumentar o número de fiéis. Aliás, quem quiser se converter primeiro precisa aprender o dialeto falado pelos Amish — que é derivado do alemão —, abandonar todos os luxos da vida moderna, passar uma temporada na comunidade e ser aceito por todos por meio de uma votação.

6 – Pacifismo

Entrepreneur

Os Amish são radicalmente contra todas as formas de violência e, por conta disso, os membros da comunidade não ingressam nas Forças Armadas de seus países.

7 – Bonecas sem face

Wikipedia

Pode parecer meio sinistro, mas as meninas Amish brincam com bonecas sem rosto, como as da imagem acima. O motivo? Segundo suas crenças, os brinquedos desprovidos de face desencorajam a vaidade e o orgulho.

8 – Nada de instrumentos musicais

Pinterest

Da mesma forma que os Amish acreditam que as bonecas comuns — com rosto — podem despertar a vaidade e o orgulho, eles entendem que tocar instrumentos musicais, por ser uma forma de expressão pessoal, também pode despertar os mesmos sentimentos. Sendo assim, eles proíbem a execução de músicas.

9 – Rumspringa

Pinterest

Esse termo estranho se refere a um período de “liberdade” ao qual os adolescentes Amish têm direito quando atingem os 16 anos de idade. Durante o Rumspringa, os jovens podem fazer uma série de coisas que eles normalmente seriam proibidos de fazer, como ir ao cinema e aprender a dirigir, por exemplo — embora alguns aproveitem para provar bebidas alcoólicas e até drogas.

10 – Mulheres Amish

Wexler’s World

Basicamente, as mulheres das comunidades Amish se limitam a serem donas de casa e se ocupam de cozinhar, costurar, limpar, organizar o lar e ajudar os vizinhos. Além disso, em locais públicos, elas quase sempre são vistas seguindo os maridos.

11 – Homens Amish

The Amish Clothesline

Os homens têm papel dominante nas comunidades, e é possível distinguir os casados dos solteiros por conta da barba. Mas, apenas pela barba, já que os bigodes são proibidos.

12 – Educação

Wexler’s World

As crianças são alfabetizadas em escolas paroquiais por integrantes da comunidade e, mais tarde, são ensinadas em casa por membros de sua família a realizar atividades relacionadas com a agricultura e a carpintaria, por exemplo.

13 – Castigos

Emaze

Os membros do grupo que não andarem na linha podem sofrer duras consequências. Dependendo da infração, os transgressores são isolados pelos demais integrantes da comunidade para que se sintam envergonhados e voltem para a igreja — onde seus erros são apontados.

No entanto, se a falta for considerada grave — e aqui estão incluídos pecados como ter um computador, ser pego tomando bebidas alcóolicas e não se ajoelhar durante o culto —, os acusados podem ser banidos e expulsos, e todo e qualquer contato com essas pessoas é completamente cortado.

14 – Uma vez Amish

Wexler’s World

O mais interessante é que, apesar de ser um grupo incrivelmente conservador e com regras pra lá de severas, estima-se que entre 80% e 90% das crianças Amish crescem e permanecem na comunidade.

15 – Construção de celeiros

Qrz

Uma das festividades mais icônicas dos Amish é a construção de celeiros. Nessa ocasião, a comunidade se reúne para edificar essas estruturas para um dos membros do grupo, e o gesto serve para simbolizar o ato de desprendimento pessoal e o intuito de ajudar os demais.

*Publicado em 12/04/2016

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: