13 países com tradições curiosas envolvendo Natal e Ano Novo

20/12/2018 às 03:002 min de leitura

Quando o assunto é Natal e Ano Novo, cada cultura tem uma tradição diferente. Aqui no Brasil, fazemos a ceia no dia 24, comemos peru, tender e carnes típicas da data, trocamos presentes, enfeitamos pinheirinhos, iluminamos janelas e trocamos os presentes à meia-noite. No Ano Novo, usamos branco e roupas de baixo coloridas para trazer sorte em diversos setores. Em outros países, há alguns rituais diferentes, especialmente relacionados à vida amorosa das pessoas. Confira alguns deles a seguir:

Áustria

No dia 4 de dezembro, que é o dia de Santa Bárbara, os austríacos têm o costume de colocar um ramo de cerejeira em um copo de água. Se o galhinho florescer antes da noite do dia 24, significa que a família toda terá boa sorte e que os casamentos de seus membros serão prósperos.

Portugal

Os portugueses têm a tradição de reunir a família no café da manhã do dia de Natal. Nessa ocasião, há sempre uma cadeira a mais posta à mesa para os espíritos daqueles familiares que já morreram.

Bielorrússia

Mulheres solteiras talvez não gostem tanto das festas de final de ano por lá. Em algumas famílias, as moças que ainda não se casaram são enfileiradas e, à frente de seus pés, é colocado um punhado de milho. Em seguida, um galo é solto em direção aos montinhos do grão – dizem que aquela moça que estiver atrás do punhado de milho escolhido pelo animal vai se casar logo.

Reino Unido

A tradição de trocar um beijo apaixonado embaixo de um galho de visco branco é secular no Reino Unido. Esse beijo, no Natal, é uma promessa de fertilidade para as pessoas das terras dominadas pela Rainha Elizabeth II.

Suécia

Por lá, as pessoas costumam comer um pudim feito à base de arroz no dia do Natal. A especiaria contém uma amêndoa, apenas uma, e a tradição diz que a pessoa que encontra a amêndoa se casará dentro de um ano.

Ucrânia

A lenda de que aranhas solidárias construíam teias para enfeitar a árvore natalina de uma viúva pobre (!) deu origem à bizarra tradição ucraniana de soltar uma aranha em meio à arvore natalina – em sinal de boa sorte, é claro.

Itália

Assim como no Brasil, os italianos costumam apostar em calcinhas, cuecas, sutiãs e meias coloridas para a passagem de ano. Eles acreditam que isso traz prosperidade, amor e boa sorte para o próximo ano.

República Tcheca

Durante as festividades de final de ano, mulheres solteiras – e que querem se casar – têm o costume de arremessar um pé de sapato para trás, por cima dos ombros. Se ao cair o sapato estiver apontado em direção à porta, é matrimônio na certa.

Venezuela

Famílias e casais têm o costume de passear de patins pelas ruas na semana antes do Natal. A tradição é tão forte que várias vias do país são fechadas para que todo mundo possa patinar em segurança.

Haiti

Crianças haitianas colocam sapatos cheios de palha embaixo das árvores de Natal, esperando que o Bom Velhinho substitua os calçados por vários presentes.

Japão

Na Terra do Sol Nascente, uma das maiores tradições natalinas é jantar na rede norte-americana de frango frito KFC. Curioso, né? Os restaurantes da marca são lotados de reservas na semana do Natal.

Polônia

Durante a noite de Natal, os poloneses colocam palha embaixo das toalhas de mesa de suas casas para simbolizar o nascimento de Jesus em uma manjedoura. Na medida em que os convidados chegam, eles são convidados a retirar pedaços de palha da mesa: palha verde simboliza sorte e casamento, e a palha amarela simboliza outro ano de solteirice.

Grécia

Por lá, os meninos jogam galhos de cedro e as meninas galhos de cerejeiras em fogueiras. A crença é a de que o ramo que queimar mais rápido vai indicar a pessoa de mais sorte e que possivelmente vai se casar em breve.

*Publicado 09/12/2016.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: