Por que existem tantos personagens amarelos em desenhos animados?

28/04/2017 às 10:121 min de leitura

Se você é do tipo que presta atenção em tudo e vive fazendo perguntas a respeito de elementos do cotidiano que o deixam com a pulga atrás da orelha, certamente já reparou que muitos de seus personagens favoritos de desenhos animados têm a mesma cor: amarelo.

O que você talvez não saiba ainda é que existe uma explicação bastante sensata para essa escolha, e ela está dentro das concepções de design. Os hermanos do Diario Uno falaram com o youtuber Jacob Atkinson, do canal Frederator, que é especialista em desenhos animados, e ele explicou a coisa toda de uma maneira bem simples.

De acordo com Atkinson, a razão principal tem a ver com a teoria da cor e, uma vez que a televisão trabalha com o modelo RGB (vermelho, verde e azul), usar a cor amarela significa ter um contraste bom e chamativo.

É para mexer com você

De um modo geral, os cenários de fundo dos desenhos usam muito a cor azul (céu, mar e afins), e o amarelo é uma cor que contrasta muito bem com o azul, fazendo com que os desenhos fiquem mais atrativos dessa forma. Personagens como Bob Esponja, Minions, Pikachu e Os Simpsons são bons exemplos disso.

Além da questão da teoria da cor, existe um fator psicológico que nos faz gostar da cor amarela, já que ela está associada a sentimentos como alegria e entusiasmo e nos faz ter mais energia, dinamismo e motivação.

Em termos fisiológicos, o que se sabe é que a cor amarela tem uma característica específica em relação ao olho humano, já que é uma das poucas que não pode ser confundida por uma pessoa daltônica. Como se não bastasse, o amarelo é uma cor chamativa e por isso é utilizada também em placas de sinalização de trânsito, por exemplo.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: