Descubra a origem do código misterioso de vários filmes e desenhos animados

22/12/2018 às 13:002 min de leitura

Como num piscar de olhos, o código misterioso surge e logo desaparece diante de você. Se você é um bom observador, já deve ter reparado que essa sequência alfanumérica se repete muitas vezes em diferentes filmes e desenhos animados. Mas você sabe qual é a origem desse código e o que ele significa?

Em alguns episódios de Os Simpsons e South Park e em lugares escondidos em Toy Story e Universidade Monstros, o código “A113” já deve ter passado muitas vezes diante de você. Imperceptível em muitos casos, o mistério dessa sequência foi recentemente revelado e você está prestes a descobrir qual é.

Pixar TimesCena de Universidade Monstros.

Desvendando

Se você é um verdadeiro fã de animações, deve ter sido fácil perceber que o tal código misterioso aparece basicamente em filmes e desenhos. (Considerando que se ele surgisse em outros lugares, poderíamos começar a cogitar uma conspiração!) Com esse ponto em comum, podemos rastrear a origem da sequência até o Instituto de Artes da Califórnia, nos Estados Unidos.

Por lá, passaram alunos como John Lasseter, Pete Docter, Andrew Stanton, Brad Bird e muitos outros animadores e profissionais de efeitos especiais que hoje fazem sucesso nos bastidores de grandes estúdios, como a Pixar e a Disney. Mas mais do que isso, eles estudavam todos na mesma sala: a A113.

Reprodução/The Daily MailPete Docter, Andrew Stanton e John Lasseter em frente à sala A113 na década de 1990.

Dessa forma, o número que identificava a turma acabou virando uma piada interna – ou um easter egg, como também pode ser chamado. Bastava surgir uma oportunidade de usar um código alfanumérico que os profissionais não perdiam tempo em espalhar a brincadeira para que outros colegas – e, eventualmente, os fãs em geral – pudessem encontrar.

Agora é com você!

Então, agora que você já sabe qual é a origem do código, chegou a hora de procurar. Segundo o Daily Mail, o A113 já apareceu pelo menos 45 vezes em filmes, desenhos animados e vídeo games. É claro que você pode procurar as cenas na internet, mas daí a brincadeira perde a graça.

Além das imagens que já revelamos nessa matéria, experimente procurar em American Dad!, As Meninas Superpoderosas, Tiny Toon, O Fantástico Mundo de Bob, Os Incríveis, Valente, Wall-E, Jogos Vorazes, Star Wars, Os Vingadores e muito mais. Boa sorte!

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: