Amigo, estou aqui: veja 150 ‘aparições surpresa’ em filmes da Pixar [vídeo]

17/08/2015 às 11:403 min de leitura

Quem nunca percebeu aquelas famosas “participações especiais” de personagens, objetos, cartazes, imagens, entre outras coisas de alguns filmes ou programas que fazem as vezes de figurantes em outros sem qualquer explicação? Essas aparições, ocultas, ou não, são os chamados easter eggs, aos quais já dedicamos muitas matérias aqui no Mega Curioso como a lista dos 15 easter eggs escondidos nos filmes da DC, ou as 13 participações especiais de personagens em desenhos animados.

Falando sobre desenhos animados, quem deixaria de citar os longas e curtas da Pixar? As animações produzidas pelo estúdio de animação são emocionantes, engraçadas, educativas, muitas vezes, fazem você refletir e, o que mais impressiona, têm a capacidade de envolver o público de todas as idades. Mas não é só com as emoções que os filmes da produtora de animação sabem mexer. Um vídeo (topo), produzido pelo pessoal do canal do YouTube Space Penguin, mostra que a Pixar é craque também em espalhar easter eggs em suas animações.

O vídeo tem 11 minutos e mostra nada mais nada menos do que 150 participações especiais e itens de outros filmes aparecendo nos vários títulos oriundos da Pixar Animation Studios, entre longas e curtas. Desde o pioneiro longa de animação por computação gráfica, “Toy Story”, até os mais recentes títulos como “Divertida Mente”, deste ano, e o nem lançado título “O Bom Dinossauro” (previsto para janeiro de 2016) estão presentes nos vídeos.

Há quem diga que todas essas aparições não são simplesmente "participações especiais". Para essas pessoas, há uma  tal "Teoria da Pixar", que você pode entender melhor clicando aqui. Essa análise chegou a originar um livro e possui muitos pontos que parecem a comprovar, mas, de fato, niguém da Pixar confirma ou já teceu qualquer comentário sobre o assunto. Portanto, não passam de suposições. Como o foco do vídeo não é esse, não há por que relacionar aqui, contudo a teoria é bem interessante e, pra quem não conhece, vale a pena conferir no link marcado no texto.

Voltando ao vídeo, dentre os curiosos pontos apresentados, alguns chamam atenção por serem extremamente notáveis. Alguns exemplos são os carros do “Pizza Planet”, restaurante onde acontece parte da aventura do primeiro Toy Story, que aparecem também em “Vida de Inseto” e “Toy Story 2”; as aparições dos protagonistas da trilogia “Toy Story” realmente como brinquedos em outros filmes, casos da boneca vaqueira Jessie, no quarto da Boo em “Monstros S.A.”, e do boneco astronauta Buzz Lightyear, no consultório do dentista em “Procurando Nemo”; ou ainda, a clara aparição do trailer que fica perto da cidade de “Vida de Inseto” em um dos sustos aplicados pelo vilão Randall, de “Monstros S.A.”.

À esquerda, o trailer em participação especial no longa "Monstros S.A.", de 2001; à direita, o mesmo trailer em "Vida de Inseto" em 1998

Outros pontos abordados no vídeo são a presença do dublador John Ratzenberger, que dubla pelo menos um personagem em praticamente todos os títulos da Pixar e a misteriosa aparição do código “A113” em vários dos longas e curtas produzidos pelo estúdio. Como já abordamos aqui no Mega Curioso, esta sequência de letra e números é uma referência à sala do Instituto de Artes da Califórnia na qual grandes animadores, como John Lasseter, Peter Docter, Andrew Stanton, entre outros, estudaram juntos.

Bônus: a coadjuvante mais famosa dos filmes da Pixar

Se você é fã das animações que já citamos neste texto, certamente a reconhecerá. Ela não é badalada, não é muito reconhecida, mas acredite, aparece mais nos filmes do que muitos personagens importantes ao longo da história da Pixar. Trata-se da “Luxo Ball” ou a “bola de Luxo”. Você sabe o que é?

Bem, a famosa bolinha amarela, com uma faixa azul e duas estrelas vermelhas, ganhou este nome em função da sua primeira aparição, no curta Luxo Jr (vídeo abaixo), de 1986, sendo o segundo produzido pela Pixar Animation Studios em sua história. Luxo Jr. é o nome da pequena luminária que estrela o curta junto de seu “pai” e aparece brincando com a bolinha no curta.

Com certeza, se você viu dois ou mais filmes dos estúdios Pixar, já havia notado a presença da bolinha de Luxo. Se viu todas, ou quase todas, as animações produzidas pela Pixar, você deve estar pensando “ah sim, eu já sabia”. Mas vendo o vídeo, dá para ter uma grande noção de quantas vezes realmente a pequena bolinha aparece.

A famosa bolinha de Luxo, participando de uma brincadeira na adorável e assustadora creche 'Sunnyside', de "Toy Story 3"

........  

Logicamente, a lista com 150 easter eggs presentes no vídeo deixaria esta matéria extremamente longa, então vale a pena conferir o vídeo. Aliás, os produtores da publicação deixam claro que esses são 150 easter eggs identificados, mas que, com certeza, não são os únicos.

Se não você não entende inglês, as legendas com tradução para o português podem dar uma boa ajuda para entender melhor quais são as aparições. Ative-as no ícone de configurações no canto direito do menu inferior da publicação e assista a este incrível vídeo que vai fazer você relembrar os filmes que, se não fizeram parte da sua infância, há mais de 20 anos fazem parte da sua vida.

E aí, leitor, consegue lembrar de mais alguma participação que não apareceu no vídeo? Conte pra nós no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: