Esta mesa de centro hipnótica cria obras de arte sobre areia

16/05/2017 às 05:222 min de leitura

As mesinhas de centro não são o que podemos chamar de objetos especialmente “recreativos”. Elas podem ser bonitas e, em determinados casos, maravilhas do design, mas, de modo geral, esses móveis ficam ali paradinhos nos ambientes, basicamente servindo às suas funções. Só que um cara chamado Bruce Shapiro decidiu transformar esses itens em algo diferente: peças de mobiliário hipnotizantes e capazes de criar verdadeiras obras de arte.

Legal, né?

Segundo Nathaniel Ainley, do site Creators, Shapiro desenvolveu uma mesa de centro que, por meio de uma bolinha de metal que desliza sobre uma superfície plana cheia de areia, vai criando padrões e desenhos intrincados diante dos nossos olhos. Veja uma das mesinhas em funcionamento a seguir:

Você consegue se imaginar sentando diante dessa mesa sem ficar com olhos colados na bolinha enquanto ela desliza hipnoticamente sobre a areia?

Inspiração

De acordo com Nathaniel, o funcionamento das mesas é bastante simples: sob a superfície que contém a areia, o artista instalou uma máquina equipada com um par de motores que movimentam um ímã que, por sua vez, faz com que a bolinha de metal deslize sobre a areia criando uma série de padrões predefinidos.

Maquinário por trás dos padrões

Shapiro, o artista que desenvolveu as mesas, revelou que se inspirou na figura de Sísifo, da mitologia grega, para criar os móveis. Esse personagem, depois de ofender os deuses, foi condenado a rolar uma enorme pedra até o topo de uma montanha. Só que, cada vez que ele estava quase alcançando o cume, a pedra voltava a rolar até o ponto de partida, anulando todo seu esforço e forçando Sísifo a recomeçar a empreitada.

Mesas hipnotizantes

No caso das mesas, Shapiro explicou que a bolinha desliza sobre a areia criando belos desenhos — para voltar a rolar, apagar tudo e recomeçar fazendo novos padrões. O artista desenvolveu os móveis em três tamanhos — um com 61 centímetros de diâmetro, um com 91 cm e outro com 122 cm — e lançou uma campanha no Kickstarter para arrecadar US$ 50 mil a fim de iniciar a produção das peças. E deve ter bastante gente interessada no projeto, pois, até o momento da publicação desta matéria, Shapiro já tinha arrecadado perto de US$ 2 milhões.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: