4 dos túmulos mais incríveis e bizarros já encontrados

20/10/2016 às 13:412 min de leitura

1. Amor egípcio

Em 2013, um túmulo de cerca de 4 mil anos de idade foi encontrado em Sacará, Egito. Dentro, uma linda história de amor foi ilustrada nas paredes, representando Meretitis, uma sacerdotisa, e Kahai, um cantor. Esta é uma das poucas sepulturas que mostram um casal olhando nos olhos um do outro. Dentro da tumba, além dos esqueletos de ambos, estavam os restos mortais dos filhos e, possivelmente, dos netos.

2. Xamã e os animais

Em 2005, foram encontrados 28 esqueletos em uma caverna chamada Hilazon Tachtit, no norte de Israel. Um deles se destacou: o de uma mulher que teve um enterro no mínimo diferente. Acredita-se que a cerimônia tenha sido realizada em seis etapas, começando com a preparação do seu túmulo na caverna, e incluiu dezenas de esqueletos de animais, entre eles 86 tartarugas. Essas evidências apontam que ela era uma respeitada xamã em sua tribo, responsável por invocações ritualísticas e que manifestava habilidades mágicas ou curativas.

3. O túmulo de alguém próximo a Alexandre, o Grande

Há 4 anos, arqueólogos descobriram uma misteriosa tumba no norte da Grécia, que supostamente pertenceu à época de Alexandre, o Grande. Conhecido como “túmulo Amphipolis”, ele é ricamente decorado com mosaicos que mostram cenas da mitologia grega e pilares lindamente esculpidos. Acredita-se que aquele tenha sido o local de descanso de alguém muito próximo e querido do rei.

4. Cemitério do sexo

Dezenas de corpos enterrados em um deserto ao norte do Tibete, na China, se mantiveram preservados, mesmo depois de quase 4 mil anos! A descoberta entusiasmou os arqueólogos envolvidos, que logo começaram a investigar o local.

Ao contrário do que era esperado, os cadáveres não eram de chineses. Suas características, como os cabelos castanhos e narizes longos, eram condizentes com as dos europeus. Os corpos haviam sido enterrados em barcos e de cabeça para baixo.

No lugar das lápides, estavam diversos símbolos fálicos, simbolizando o interesse pelos prazeres e pela reprodução.

As cerca de 200 múmias encontradas foram analisadas por Li Jin, geneticista da Universidade Fudan, e são as mais antigas já encontradas na região. Os testes de carbono mostraram que algumas têm até 3.980 anos.

Muitos dos cadáveres ainda estavam com as roupas com que foram enterrados. Alguns usavam chapéus de feltro com penas ornamentais, capas de lã e botas de couro. Por baixo, os homens vestiam tangas de lã e as mulheres usavam saias de fios. Ainda foram encontradas diversas oferendas, como cestos de palha, máscaras entalhadas e ervas.

Nas tumbas das mulheres, foram descobertos mastros que chegavam a 4 metros e, segundo os pesquisadores, eram símbolos fálicos gigantes. Já nas dos homens, havia vulvas talhadas, denotando a obsessão pela procriação.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: