Cientistas encontram fósseis de um dos maiores dinossauros do mundo

20/05/2014 às 09:122 min de leitura

Tudo começou há três anos, quando uma família de fazendeiros encontrou fósseis gigantescos em suas terras, na região da Patagônia, Argentina. Eles procuraram o Museu de Paleontologia Egidio Feruglio, o MEF, e contaram a respeito de sua descoberta. Desde então há cientistas fazendo pesquisas no local, e agora se acredita que os fósseis descobertos são de  um dos maiores dinossauros de todos os tempos!

Só para você ter ideia, estamos falando de um animal gigante que pesava cerca de 80 toneladas, tinha nada mais nada menos que 20 metros de altura e media 40 metros de comprimento – da cabeça até a ponta da cauda! Quer ter uma noção ainda melhor? Então imagine um animal do tamanho de um prédio de 13 andares! Esse “bichinho” habitou nosso planeta há 95 milhões de anos, no Período Cretáceo.

Muito maior que o Brontossauro

The Verge

Os fósseis encontrados na terra dos hermanos eram de um dinossauro herbívoro, que pertencia ao grupo dos saurópodes, conhecidos por suas cabeças pequeninas, pernas finas e longos pescoços e caudas. O dinossauro mais famoso desse grupo é o que você talvez conheça por Brontossauro. O recém-descoberto é equivalente a dois Brontossauros no quesito comprimento e quatro quando o assunto é o peso. O novato faz parte, portanto, dos Titanossauros, que são um grupo de saurópodes extremamente grandes.

Desde que a região começou a ser explorada por paleontólogos, 200 fósseis em boas condições foram encontrados e pelo menos sete novos espécimes adultos, descobertos. Entre os fósseis em melhores condições estão pedaços de pescoços, costelas e pernas. “É um verdadeiro tesouro paleontológico” definiu um dos condutores das pesquisas, Dr. José Luis Carballido.

Mais um gigante

A estimativa dos tamanhos desses animais foi feita a partir da medida do diâmetro de alguns ossos como o fêmur e o úmero – e você aí, achando que Matemática não serve para nada. O resultado dos cálculos concluiu que os cientistas estavam diante de ossos de um dinossauro quase tão gigante quanto o Argentinossauro, o mais gigante de todos.

Esses fósseis imensos não apenas nos indicam a existência de um dos maiores dinossauros de todos os tempos, mas também de um dos maiores animais que já andaram pela Terra. O gigante ainda não foi batizado, mas provavelmente seu nome fará algum tipo de homenagem aos fazendeiros que avisaram o museu.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: