Conheça 7 fósseis com nomes inspirados em estrelas do rock

22/09/2014 às 12:172 min de leitura

Ficar escavando terrenos e quebrando rochas por horas a fio pode ser meio entediante. Por isso alguns paleontólogos preferem fazer o seu trabalho ouvindo música para o tempo passar mais rápido, o que pode dar a eles boas ideias para o nome dos fósseis.

Além disso, algumas características de ossadas com milhares de anos também podem dar ótimas sugestões para esse fim. Unindo isso à paixão de muitos especialistas pelo bom e velho rock and roll, o resultado são misturas de raridades da evolução com a música. Confira abaixo 7 fósseis com nomes inspirados em estrelas do rock.  

1 – Masiakasaurus knopfleri

Paleontólogos que estavam trabalhando em uma rocha de 70 milhões de anos em Madagascar encontraram muitos ossos de um dinossauro predador do tamanho de um cachorro enquanto ouviam Dire Straits. Então, quando chegou a hora de nomear o fóssil (acima), eles o batizaram de Masiakasaurus knopfleri em homenagem ao vocalista da banda, Mark Knopfler.

2 – Qiliania graffini

Você sabia que o vocalista do Bad Religion, Greg Graffin, é PhD em Zoologia e dá aula de ciências da vida e paleontologia na Universidade da Califórnia? Pois, além de ter esse outro lado profissional, o músico ganhou ainda uma homenagem de alguns colegas.

Paleontólogos que descobriram um antigo fóssil de ave, na província de Gansu, na China, nomearam a espécie como Qiliania graffini em honra a Graffin. Eles disseram: "O nome da espécie é em homenagem ao Dr. Gregory Graffin, PhD: paleontólogo, biólogo evolucionista, professor, estrela do rock e inspiração para cientistas de todo o mundo".

3– Barbaturex morrisoni

Morto por overdose com apenas 27 anos, Jim Morrison foi uma das grandes lendas do rock. Líder da banda The Doors, ele se autoproclamava como o Rei Lagarto e esse título serviu de inspiração para alguns paleontólogos que encontraram o fóssil do maior lagarto herbívoro que já pode ter vivido na Terra.

Com cerca de 1,80 metro de comprimento, da cabeça até a cauda, o fóssil foi nomeado como Barbaturex morrisoni em homenagem a Jim Morrison. "Barbatus vem do latim, que significa 'barbudo' e rex, significa ‘rei’, sendo os nomes em referência à presença de sulcos na parte inferior da mandíbula, bem como o tamanho gigante do lagarto", explicou o paleontólogo Dr. Russell Ciochon, da Universidade de Iowa. E o morrisoni, é claro, vem do Rei Lagarto da música.

4 – Os Trilobitas punks

Os Trilobitas foram invertebrados que rastejavam no fundo do mar pré-histórico. Mas há um grupo que tem um pouco mais de vantagem. Todas as espécies do gênero Arcticalymene ganharam nomes inspirados nos integrantes do Sex Pistols: A. jonesi, A. matlocki, A. cooki, A. vicious, e A. rotteni. Os Ramones também tiveram a sua homenagem com os Trilobitas Mackenziurus, sendo chamados Mackenziurus joeyi, M. johnnyi, M. deedeei, e M. ceejayi.

5 – Amaurotoma zappa

Os fósseis de caracóis são geralmente muito pequenos e não têm o status de celebridade dos megamamíferos ou dinossauros. Mas nem por isso devem receber homenagens menores, não é mesmo? Por essa razão, um caracol de 300 milhões de anos de idade, encontrado no estado norte-americano de Nevada, foi batizado como Amaurotoma Zappa em honra ao artista múltiplo do rock: o guitarrista, cantor e produtor musical Frank Zappa.

6 –  Lacraia AC/DC

O paleontólogo Gregory Edgecombe tem o hábito de nomear fósseis por seus artistas musicais favoritos. Não só ele batizou os Trilobitas Sex Pistols e Ramones, como também em um artigo de 1998, ele nomeou duas lacraias de 410 milhões anos de idade como o nome dos famosos irmãos da banda AC / DC, Angus e Malcolm Young, resultando nos nomes Maldybulakia malcolmi e M. angusi, respectivamente.

7 – Jaggermeryx

Este mamífero de 19 milhões de anos tinha os lábios grandes como os de Mick Jagger, líder da banda The Rolling Stones. Um conjunto de pequenos buracos ao redor da mandíbula do Jaggermeryx, um primo distante de hipopótamos de hoje, indicam que ele provavelmente tinha lábios carnudos e extraordinariamente sensíveis.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: