Descoberta na China nova espécie de dinossauro com pescoço comprido

04/02/2015 às 08:452 min de leitura

Quando a gente acha que todos os tipos de dinossauros já foram descobertos, eis que surge mais uma nova espécie para nos surpreender. Dessa vez, os fósseis apareceram na China. O animal que tem um pescoço extraordinariamente longo foi nomeado de "Dragão de Qijiang" e talvez sejam eles os responsáveis pela lenda dos dragões.

Mais popularmente conhecido como Qijianglong (pronuncia-se "CHI-jyang-lon"), o animal — que viveu há mais de 160 milhões de anos, na era Jurássica — tem cerca de 15 metros de comprimento e pertence a um grupo de dinossauros chamado mamenchisaurids, cuja característica é o pescoço extremamente longo, medindo o dobro do seu corpo.

A descoberta se deu em 2006, mas só agora é que a escavação se deu por completo, encontrando todo o fóssil do dinossauro. Quem encontrou o animal foram alguns trabalhadores da construção civil que visualizaram uma série de grandes vértebras do pescoço do bicho estiradas no chão. E a cabeça ainda estava ligada ao pescoço.

"É raro encontrar um fóssil de dinossauro no qual a cabeça e o pescoço ainda estejam juntos. Tudo isso porque a cabeça é pequena se comparada com o corpo e é facilmente retirada depois que o animal morre", explicou Tetsuto Mayashita, pesquisador da Universidade de Alberta.

A estrutura óssea do Qijianglong

As vértebras do pescoço desse tipo de dinossauro era preenchida com ar, o que fazia eles serem relativamente leves, apesar do tamanho enorme. Porém, eles eram duros por causa das articulações entrelaçadas entre as vértebras, dobrando-se melhor para a frente do que para os lados, semelhante a um guindaste de construção.

"Em nenhum outro lugar do mundo podemos encontrar dinossauros com pescoços mais longos do que os da China. Essa nova espécie nos diz que esses animais de tamanhos extremos prosperaram melhor aqui do do no resto do planeta", disse Mayashita. E o Qijianglong  só chegou para confirmar tudo isso.

Acredita-se que isso tenha acontecido depois que um grupo de dinossauros desse tipo ficou isolado depois que uma grande barreira tão grande quanto o mar impediu que eles fossem para outros lugares. Porém, para Mayashita, ainda é um mistério o motivo pelo qual esses mamenchisaurids não migraram para outros continentes.

Guardado a sete chaves

O esqueleto do Qijianglong agora está abrigado em um museu local de Qijiang. "A China é o lar para os antigos mitos de dragões", disse Mayashita. "Eu me pergunto se os antigos chineses teriam tropeçado em um esqueleto de dinossauro de pescoço comprido como o Qijianglong e imaginado que fosse uma criatura mítica".

A descoberta do fóssil de Qijianglong foi relatada no Journal of Vertebrate Paleontology.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: