Por que ainda existe a peste negra nos EUA?

15/10/2015 às 12:572 min de leitura

Uma das maiores tragédias da história da humanidade aconteceu no século 14: a peste negra, também conhecida como peste bubônica, que vitimou mais de 50 milhões de pessoas na África, Ásia e Europa. Acredita-se que até um terço da população mundial tenha morrido durante o período – algumas estimativas dizem, inclusive, que metade dos europeus da época sucumbiu à doença em apenas quatro anos.

Desde então, dois grandes novos surtos da peste negra surgiram no mundo – um no século 18 e outro no século 19 (sendo que este fez mais 12 milhões de vítimas). A doença é transmitida pelas pulgas dos roedores, sendo, em muitos casos, fatal. A doença foi controlada, mas, vez ou outra, ainda surgem focos ao redor do mundo.

É o que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos. Nesta semana, a notícia de que a peste bubônica já fez quatro vítimas fatais e infectou outras 11 pessoas deixou muita gente preocupada. A bactéria responsável pela doença, Yersinia pestis, provavelmente chegou ao país em 1900, em navios infestados de ratos.

E por que ainda existe a peste negra nos EUA? Comente no Fórum do Mega Curioso

Bactéria responsável pela peste bubônica ainda sobrevive em roedores ao redor do mundo

Mas os EUA não são a maior preocupação mundial: recentes surtos na África deixaram a Organização Mundial da Saúde em alerta. Entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, por exemplo, mais de 70 pessoas morreram em Madagascar vítimas da peste bubônica. No total, mais de 300 foram infectadas.

Entretanto, caso seja detectada precocemente, as chances de cura são bastante altas. Hoje os antibióticos estão mais evoluídos e preparados para conter o avanço dos sintomas. A maior dificuldade em erradicar a doença está no fato de inúmeros animais ainda carregarem as pulgas e as bactérias responsáveis pela transmissão. Os EUA, por exemplo, está tentando vacinar os roedores que habitam os parques nacionais mais famosos, porém, mesmo assim, a erradicação completa da doença nos animais parece estar um pouco distante.

***

E você, caro leitor, está com todas as suas vacinas em dia? Tem medo de que algum surto como o que aconteceu na Idade Média possa se repetir?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: