Aqui está um ótimo motivo para você pedir sempre a maior pizza que tiver

27/02/2019 às 03:302 min de leitura

Sabe aquele dia em que você não está com muita fome, mas está com aquela vontade de comer pizza? Então, peça a maior pizza que puder. Isso mesmo! Escolha o seu sabor favorito e mande logo vir o maior tamanho disponível no cardápio.

Mas você deve estar se perguntando de onde vem essa ideia maluca, não é mesmo? Eu explico: certa vez, o consultor financeiro Quoctrung Bui saiu para comer uma pizza com um amigo engenheiro. Mesmo sem estar com muita fome, o engenheiro disse que pediria uma pizza média em vez do tamanho individual. A justificativa era que a pizza média era mais de duas vezes maior do que a pequena e custava pouca coisa a mais.

Desconfiado da lógica do colega, o consultor financeiro resolveu analisar a relação entre o preço e o tamanho das pizzas de 3.678 restaurantes nos Estados Unidos. Depois, ele criou um gráfico baseado nos 74.476 preços que encontrou, concluindo que seu colega engenheiro realmente estava certo.

Gráfico mostra a relação entre o preço e o tamanho da pizza. Fonte da imagem: Reprodução/NPR

Não é preciso analisar muito os números para ver que o preço da polegada quadrada – esses americanos e seu sistema de medidas! – de pizza cai consideravelmente conforme o diâmetro do alimento aumenta. E a lógica por trás disso é bastante simples: como a pizza é um círculo, sua área aumenta com o quadrado do raio. Então, quanto maior a pizza, maior será o raio e menor será o preço que você vai pagar!

Na prática, uma pizza de 40 centímetros de diâmetro (que tem um preço médio de 16,59 dólares) tem quatro vezes o tamanho de uma pizza de 20 centímetros de diâmetro (que custa 8,25 dólares). O gráfico nos mostra que, para comprar a mesma quantidade de pizza que vem em 40 centímetros, seria preciso gastar quase o mesmo valor a mais (16,41 dólares) em quatro pizzas individuais, totalizando 33 dólares.

O preço e a relação entre pizzas de 20 centímetros (8-inch), 35 centímetros (14-inch) e 40 centímetros (16-inch). Fonte da imagem: Reprodução/NPR 

Viu como dá para economizar? Certifique-se apenas de que você tem mais pessoas com quem dividir a pizza ou que não vai se importar de comer algumas fatias geladas na manhã do dia seguinte. Afinal, economizar dinheiro é importante, mas evitar desperdícios também é fundamental.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: