Grandes fabricantes de chocolate dizem que o alimento pode acabar no mundo

25/11/2014 às 13:452 min de leitura

Em 2012, um especialista da Faculdade de Agricultura e Meio Ambiente, da Universidade de Sydney, o professor David Guest, declarou que no futuro poderá faltar chocolate se não houver mudanças nos métodos de plantio e produção.

Segundo as declarações de David, divulgadas no Daily Mail, essa iminente crise de abastecimento de chocolate se dá graças à instabilidade em áreas de cultivo de cacau e da demanda crescente nos países em desenvolvimento.

O professor afirmou também que os métodos agrícolas usados pelos produtores de cacau estão em extrema necessidade de modernização. Afinal, os maiores produtores são países subdesenvolvidos, ou emergentes, que enfrentam muita instabilidade na economia e na política, mudanças climáticas, falta de tecnologia e outros desafios de produção.

A estimativa apresentada pelo especialista David Guest mostra que a produção terá de aumentar em um milhão de toneladas por ano até 2020 para atender à demanda global. Se isso não acontecer, chocólatras, é melhor vocês se prepararem.

Fabricantes reforçam alerta

Agora, recentemente, duas gigantes fabricantes do produto, a Mars Inc. e a Barry Callebaut, vieram a público para reforçar o alerta de que poderemos ficar sem esse tão querido alimento, segundo um artigo de Roberto A. Ferdman, do The Washington Post. Assim como o especialista David Guest, eles afirmaram que os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome.

Eles declararam ainda que já estamos no meio do que pode ser a maior sequência de déficit de chocolate em mais de 50 anos. Para você ter uma ideia, a população mundial consumiu aproximadamente 70 mil toneladas métricas mais cacau do que produzimos. Isso é uma diferença muito grande na relação produção/consumo.

Em 2020, as duas fabricantes de chocolate alertam que esse número pode chegar a um milhão de toneladas, um aumento de mais de 14 vezes. E a coisa só piora: em 2030, eles acreditam que o déficit pode chegar a dois milhões de toneladas.

Problemas climáticos

Como falamos anteriormente, os países produtores de cacau são em sua maioria subdesenvolvidos com problemas de infraestrutura agrícola e também enfrentam riscos climáticos. Entre eles estão a Costa do Marfim e Gana, onde mais de 70 por cento de cacau do mundo é produzido.

Esses países, localizados na África Ocidental, têm enfrentado um clima muito seco, que afetou e diminuiu muito a produção na região. Além disso, um fungo que ataca as plantações piorou o problema.

De acordo com o The Washington Post, a Organização Internacional do Cacau estima que esse fungo tenha dizimado entre 30 a 40 % da produção de cacau em todo o mundo. Por todas essas razões, o cultivo de cacau se tornou um negócio particularmente difícil e muitos agricultores mudaram para culturas mais rentáveis, como o milho.

Porém, o apetite insaciável do mundo pelo chocolate é o que mais preocupa. O consumo aumentou muito nas últimas décadas. Na China, por exemplo, um dos países que mais preocupam o mercado, a população está comprando cada vez mais chocolate a cada ano.

Além disso, existe também a crescente popularidade do chocolate amargo (com maior porcentagem de cacau do que barras tradicionais). Por esses motivos, os preços do cacau subiram em mais de 60% desde 2012, quando as pessoas começaram a comer mais chocolate do que o mundo poderia produzir.

Por isso, inevitavelmente, os fabricantes foram forçados a elevar o preço de seus produtos. A Hershey foi a primeira, mas outros seguiram o exemplo por não ter outra alternativa.

Agora, alguns esforços estão sendo feitos para reduzir esse crescente desequilíbrio entre a quantidade produzida e a quantidade consumida. Um grupo de pesquisa na África Central já está desenvolvendo árvores que podem produzir até sete vezes mais a quantidade de sementes que os cacaueiros tradicionais são capazes. Porém, mais trabalho entre os produtores e mesmo entre a população será necessário. 

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: