Resort construído por Adolf Hitler é convertido em empreendimento de luxo

29/06/2015 às 05:332 min de leitura

Você teria algum problema em se mudar alegremente para um edifício construído por um dos homens mais odiados da História? Pois, segundo Becky Pemberton do portal Daily Mail, um grupo de empreendedores alemães está apostando que muita gente não vai dar bola para o passado sombrio de um complexo desenvolvido por Adolf Hitler que, depois de anos esquecido, está sendo renovado para atrair investidores.

De acordo com Becky, se trata de um complexo chamado Prora que foi construído entre os anos de 1936 e 1939 a mando de Hitler em Rügen, a maior das ilhas da Alemanha. O local fica localizado a beira mar, e foi projetado para servir de reduto de descanso para que os nazistas e simpatizantes do regime pudessem relaxar.

Reduto nazista

O complexo ocupa quase cinco quilômetros de orla, e tinha capacidade para abrigar 20 mil famílias. O projeto fazia parte de um programa desenvolvido pelo Führer chamado Kraft durch Freude — ou “força através da alegria” em tradução livre —, e a intenção de Hitler era a de construir uma série de resorts em Rügen para que os veranistas pudessem desfrutar de atividades como o esqui aquático e passeios de barco.

Além disso, Hitler pretendia que Prora se transformasse no maior destino de férias do mundo, e entre as estruturas que fazem parte do complexo, oito edifícios idênticos estavam destinados para oferecer refeições, entretenimento e atividades organizadas especialmente para divertir os nazistas. Prora inclusive chegou a receber um prêmio de design em 1937.

Esquecimento

No entanto, com o início da Segunda Guerra Mundial, o complexo passou a ser utilizado para outros fins, como abrigar refugiados e trabalhadores, e jamais recebeu um único hóspede para curtir as férias de verão.

Aliás, os soviéticos chegaram a considerar a possibilidade de derrubar o complexo, e só não seguiram adiante com o plano por não contarem com dinamite suficiente na época. Depois, o local se tornou uma enorme base de artilharia e tanques de guerra do Exército Popular da Alemanha Oriental — até finalmente ser abandonado e cair no esquecimento. Segundo Becky, Prora só não foi demolido por ser considerado um local de interesse histórico.

Empreendimento de luxo

Atualmente, uma companhia de Berlim chamada Metropole detém os direitos exclusivos de uso sobre o complexo, e está convertendo Prora em um destino de veraneio com apartamentos 5 estrelas e até spa. Segundo a companhia, o local pode ter sido construído pelos nazistas, mas jamais foi usado por um deles — e o que aconteceu no passado pertence ao passado. Veja a seguir algumas imagens do novo empreendimento:

Galeria 1

Os valores dos apartamentos variam de £ 125 mil a £ 900 mil — ou por volta de R$ 617 mil R$ 4,4 milhões, respectivamente — para quem estiver interessado em adquirir um. Os empreendedores esperam que, apesar do passado sombrio, vários investidores se interessem pelo local e, apesar de o lançamento oficial estar programado para outubro, 57 das unidades que foram renovados já foram compradas. E você, compraria também?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: