Professora de redação cria esquema valioso para Enem e conteúdo viraliza

31/10/2017 às 04:002 min de leitura

Tarsila Baylão é uma professora que, como outros, resolveu usar as redes sociais para ajudar seus alunos. A poucos dias da prova do Enem, ela fez um esquema bastante simples para dar algumas dicas de redação que, como muitos de nossos leitores devem saber, é o pesadelo de vários alunos.

O material elaborado por Tarsila depois de uma vasta pesquisa em aulas no YouTube e muito material didático foi postado em uma série de seis fotos e, desde sua divulgação, o conteúdo vem sido compartilhado freneticamente. O motivo? Possivelmente a forma resumida e eficiente que ela encontrou de dar dicas preciosas de redação. Veja abaixo:

Dicas valiosas

Nós resolvemos entrar em contato com Tarsila, para saber o que ela tem a dizer sobre o fenômeno de sua publicação, que até o momento foi compartilhada mais de 60 mil vezes.

Graduada há seis anos em Letras, Tarsila dá aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação. Como sempre gostou de desenhar e tem uma caligrafia impecável, depois de um aulão preparatório para a prova do Enem, seus alunos sugeriram que ela fizesse um esquema e publicasse o material no Facebook.

Já que sempre teve mais facilidade de trabalhar com mapas mentais e fluxogramas, a professora não pensou duas vezes e aceitou o desafio dos alunos. A publicação foi tão eficiente que ela está recebendo mensagens de pessoas do mundo todo: são estudantes, mães, pais e professores que agradecem as dicas e elogiam a organização da jovem professora.

A ideia de deixar a postagem pública veio da irmã de Tarsila, que é jornalista e argumentou que, dessa maneira, o conteúdo seria acessível a mais pessoas. Realmente, muitos alunos agora podem, de forma democrática, aproveitar as dicas e pensar em estratégias para a prova.

Internet do bem

Para Tarsila, é importante usar a internet para fazer o bem, afinal é comum vermos a repercussão de atitudes nem sempre positivas por aí. Ela ressalta também o fato de que nem todo estudante pode fazer cursinho preparatório ou ter acesso a boas condições de ensino, por isso é interessante divulgar conhecimento em um ambiente livre – tão interessante que Tarsila agora tem uma fanpage dedicada apenas a dicas de estudo no mesmo modelo das de redação, a Rabiscos da Aula.

Quase no fim da agradável conversa que tive com essa professora cheia de criatividade, ela fez uma observação muito importante: “A redação é uma prática, e o aluno não pode escrever sobre o que não conhece”, lembrando que, além de conhecer o esquema ideal de redação, é fundamental se manter informado sobre os mais diversos temas, para que seja possível escrever sobre eles.

Se você está prestes a fazer a prova do Enem, não se esqueça, então, das dicas estruturais da redação e fique atento às notícias mais em pauta sobre educação, política, saúde, movimentos sociais, segurança e outras que tenham relevância social. Contextualizar os argumentos com acontecimentos históricos também é sempre uma boa ideia, segundo a professora. Ou seja: para escrever bem, é realmente preciso ler bastante e se manter sempre bem informado.

***

Agora que você tem acesso ao esquema feito por Tarsila, aproveite e nos diga o que achou da ideia dessa professora criativa e com muita boa vontade – nós aqui da equipe do Mega simplesmente adoramos! 

*Publicado em 27/10/2016

Saiba mais sobre notícias de Educação no Blog Mackenzie.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: