Fique de olho: reunimos 9 possíveis temas para a redação do Enem 2016

01/11/2016 às 05:503 min de leitura

A redação é uma das maiores preocupações quando o assunto é Enem, afinal muita gente não se garante em termos de escrita, e o que nem sempre percebemos é o fato de que, além de mandar bem na hora de juntar palavras, o candidato precisa entender um pouco sobre o assunto do qual está falando. Por isso, recomendamos que os estudantes acompanhem notícias sobre política, saúde, educação, economia, segurança e assuntos cotidianos.

Este ano de 2016 foi bastante movimentado, tanto no cenário nacional quanto no internacional, e é bem provável que algum dos assuntos mais discutidos acabe sendo tema da prova de redação do Enem. Nós compilamos algumas profecias feitas por especialistas no assunto – a seguir, confira nove temas possíveis da proposta de redação do Enem:

1 – Trabalho escravo no Brasil

Em 2016, o assunto foi abordado diversas vezes, já que o número de denúncias foi realmente grande. Esse tipo de prática, que relaciona trabalho e exploração humana, pode ser abordado nas provas, por isso é bacana estudar um pouco sobre reformas trabalhistas e direitos humanos.

2 – Olimpíadas

Não apenas os Jogos Olímpicos foram no Brasil neste ano como, em 2016, comemora-se o 80º aniversário da Olimpíada de 1936, que foi sediada pela Alemanha nazista. Em termos históricos, pode-se falar sobre a questão de Jessen Owens, o corredor negro que levou quatro medalhas para casa nos Jogos Olímpicos de 36, que buscavam exaltar a “superioridade” ariana.

Em relação à última edição, que aconteceu no Rio de Janeiro, pode-se falar sobre Usain Bolt, o mais rápido corredor do mundo, e performance de outros grandes atletas, como Michael Phelps e Simone Biles. Mandar bem na hora de falar das Paralimpíadas e do ótimo desempenho dos atletas brasileiros também é uma boa.

3 – Eleições nos EUA

O mundo todo está acompanhando a corrida presidencial norte-americana, que tem Hillary Clinton e Donald Trump como candidatos. Caso seja preciso falar sobre o tema, vale conhecer melhor o sistema eleitoral da Terra do Tio Sam e, claro, a diferença entre o partido dos Democratas e o dos Republicanos.

4 – Zika Vírus

Eis outro assunto bastante comentado no último ano. Para argumentar bem, vale conhecer melhor os sintomas, as formas de transmissão, de tratamento, de diagnóstico e, claro, a microcefalia.

5 – Refugiados

Países em guerra, como a Síria e a Líbia, acabam fazendo com que centenas de milhares de pessoas larguem tudo e busquem abrigo em outras regiões. O número de atualmente é maior do que o de refugiados da Segunda Guerra Mundial, então é bom estudar um pouco sobre as guerras atuais do Oriente Médio, os países escolhidos pelos refugiados e as políticas tanto das nações que acolhem essas pessoas como das que se recusam a recebê-las.

6 – PEC das domésticas

Essa PEC pode ser usada como tema em si e também como contextualização em caso de uma temática que aborde direitos trabalhistas de um modo geral, assim como as heranças da cultura escravocrata brasileira – se você assistiu “Que Horas Ela Volta?”, pode comentar a abordagem do filme em sua argumentação.

7 – Limites da internet

Basta que você leia a sessão de comentários de qualquer matéria a respeito de qualquer assunto para encontrar comentários de pessoas que acham que, por estarem atrás de um celular ou computador, são invisíveis e impunes e, portanto, podem falar o que bem entendem. Por outro lado, cresce o número de processos e investigações contra esses famosos comentaristas cheios de ódio e preconceito. Eis um tema possível também.

8 – Conceitos modernos de família

Neste ano, internautas discutiram bastante as questões relacionadas ao conceito de família que, de acordo com uma lei de 2013, é constituído apenas pela união entre homem e mulher. Por essa definição, pais e mães solteiros não poderiam ser considerados famílias, assim como casais homossexuais. Sempre bom ter o que dizer sobre esse tema – com base em argumentos que não sejam ofensivos, é claro.

9 – Desigualdade étnica e de gênero

Não adianta chorar e reclamar: o fato é que é bem possível que racismo e machismo sejam temas escolhidos para a prova deste ano. O jeito é ler um pouco sobre esse tema para poder falar sobre direitos conquistados, políticas públicas, legislação e, claro, o que precisa ser feito para que essa desigualdade diminua.

***

Lembramos que essas são apenas algumas estimativas de tema para a redação. Com elas, podemos ver que as temáticas envolvem assuntos cotidianos de interesse social, político, econômico, educacional, cultural, de saúde pública e por aí vai. Para lembrar dicas preciosas sobre como construir sua redação, clique aqui.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: