Drops Históricos #005: sua dose semanal de História aqui no Mega!

23/04/2018 às 14:056 min de leitura

Na coluna Drops Históricos desta semana, você confere o nascimento do Marco Civil da Internet, um importante passo para regulamentar a rede mundial de computadores aqui no Brasil. Falando em espaço, nós temos o lançamento da Soyuz 1, que acabou em tragédia, e do telescópio Hubble, que revolucionou a astronomia.

Muitas personalidades marcam presença nesta semana, como o dramaturgo inglês William Shakespeare; São Jorge, que ao mesmo tempo é um santo católico, umbandista e corintiano; Fernão de Magalhães, o primeiro navegador a realizar a viagem de circum-navegação pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico; e o médico brasileiro Vital Brazil, que descobriu o soro antiveneno, sendo reconhecido mundialmente por seu feito. Confira:

23 de abril

1967: Lançamento em órbita da Soyuz 1

Imagem comemorativa

Soyuz 1 foi uma das missões tripuladas do programa espacial soviético com planos mais audaciosos. Lançada ao espaço no dia 23 de abril de 1967 e levando a bordo o coronel Vladimir Komarov, fazia parte da missão a Soyuz 1 se encontrar, em órbita, com a nave Soyuz 2 e realizar uma troca de tripulação antes do retorno para a Terra.

Infelizmente, a Soyuz 1 estava repleta de problemas técnicos que acabaram não apenas atrasando o lançamento da Soyuz 2, como também tirando a vida do astronauta a bordo dela. Logo depois do lançamento, um dos painéis solares não se desdobrou, prejudicando assim o fornecimento de energia para o módulo espacial.

2014: Entra em vigor a Lei do Marco Civil da Internet no Brasil

Marco Civil da Internet é uma legislação que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. O principal objetivo é regulamentar a rede no país para garantir que a internet continue livre, não proprietária e culturalmente diversificada.

Nasceu neste dia...

1564: William Shakespeare, dramaturgo inglês

Nascido em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, em 23 de abril de 1564, William era filho de John Shakespeare, conselheiro e depois prefeito da cidade, e de Mary Arden. É considerado o maior dramaturgo e escritor inglês da História e um dos autores mais influentes do mundo.

Com suas 38 peças, mais de 150 sonetos e mais de uma dezena de tragédias, o “Bardo de Avon”, como era conhecido, influencia ainda hoje todo tipo de escritores pelo mundo. 

Morreu neste dia...

303: São Jorge

São Jorge

Conhecido como “Grande Mártir” — e por ser o Santo que matou o dragão —, Jorge nasceu na Capadócia, na Turquia, no século 3, e lutou como tribuno militar ao lado de soldados romanos a serviço do Imperador Diocleciano perseguindo cristãos.

Contudo, em um dado momento, Jorge se tornou avesso à ideia de lutar por um império opressor — que promovia o massacre dos seguidores do cristianismo — e decidiu abandonar a carreira militar e se converter à nova religião. Por conta disso, Jorge foi ameaçado, preso e torturado, e ao se negar a renunciar à sua fé e adorar os deuses do império, foi condenado à morte.

24 de abril

1184 a.C.: Dia da queda de Troia

A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Os gregos disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram a enorme estrutura ser conduzida para dentro de seus muros protetores.

Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Nesse momento, as portas que existiam no cavalo de madeira se abriram e dele saíram centenas de soldados gregos. Esses soldados abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Troia até sua destruição.

1990: Lançado o Telescópio espacial Hubble

Ele foi lançado em 24 de abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery e orbita a Terra a 570 km de altitude. O Hubble revolucionou a astronomia e a nossa visão do Universo com imagens espetaculares de galáxias distantes geradas por ele. O telescópio nos mostrou que o cosmos tem mudado ao longo do tempo e que as estrelas produzem todos os elementos necessários para a vida e a formação de planetas.

2007: Anunciado o primeiro planeta extrassolar potencialmente habitável

Exoplaneta

Gliese581c é um planeta parecido com a Terra e possivelmente com condições de abrigar vida. Foi descoberto por astrônomos europeus e possui cinco vezes a massa da Terra e o raio 50% maior que o de nosso planeta. É o menor planeta extrassolar já encontrado. Sua temperatura média foi estimada entre 0 e 40 ºC, o suficiente para abrigar água líquida em sua superfície. 

25 de abril

404 a.C.: Fim da Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta

Guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional do mundo ocidental no século V a.C.) e Esparta (cidade-Estado de tradição militarista e costumes austeros), de 431 a 404 a.C.

Na última fase, Esparta foi obrigada a operar uma verdadeira revolução em sua estratégia: deixou de se apoiar exclusivamente na Liga do Peloponeso, passando a contar com a ajuda, inclusive financeira, da ex-inimiga de todos os gregos, a Pérsia. Além disso, ao se sagrar vitoriosa, aderiu à política de intervenção naval, tornando-se sucessora de Atenas na Grécia insular e asiática.

1945: Realizada a Conferência das Nações Unidas 

A Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional (UNCIO - sigla em inglês) foi uma convenção de delegados de 51 nações aliadas que aconteceu de 25 de abril de 1945 a 26 de junho de 1945 em São Francisco, Estados Unidos. Nessa convenção, os delegados revisaram e reescreveram os acordos de Dumbarton Oaks. A Convenção resultou na criação da Carta das Nações Unidas, que foi aberta à assinatura em 26 de junho.

26 de abril

1500: Realizada a primeira missa no Brasil

Primeira missa no Brasil

O frei franciscano Henrique de Coimbra (1465-1532), célebre missionário na Índia e na África, celebrou a primeira missa nas terras recém-descobertas por Portugal e que viria a se tornar o Brasil, no dia 26 de abril de 1500, domingo de Páscoa.

O religioso havia sido escolhido como guardião dos conventos que a Ordem Franciscana iria edificar na Índia sob os auspícios papais. Na frota comandada por Pedro Álvares Cabral, ele liderava um grupo de clérigos seculares que se destinavam a organizar missões no Oriente.

1933: Fundação da Gestapo

Gestapo é o acrônimo em alemão de Geheime Staatspolizei, significando "polícia secreta do Estado". Sob a administração geral da SS (Schutzstaffel, em português "Tropa de Proteção"), era supervisada pela RSHA (Reichssicherheitshauptamt, em português Escritório Central de Segurança do Reich) e considerada uma organização dual da Sicherheitsdienst e até 1939 uma parte da Sicherheitspolizei. Reinhard Heydrich foi o principal chefe de operações, sendo substituído por Heinrich Müller após o atentado contra a vida de Heydrich.

1986: Ocorre o acidente nuclear de Chernobyl

A região foi o cenário do maior acidente nuclear de todos os tempos, depois que os operadores da usina nuclear ucraniana realizaram um experimento malsucedido com o reator 4. A quantidade de material radiativo liberado na explosão de Chernobyl foi pelo menos 100 vezes maior do que o das explosões em Hiroshima e Nagasaki, durante o final da Segunda Guerra Mundial

27 de abril

Morreu neste dia...

1521: Fernão de Magalhães

Fernão de Magalhães

Foi um navegador português, o capitão da armada que pela primeira vez realizou a viagem de circum-navegação através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, em busca de um novo caminho para as Índias, de onde provinha as preciosas especiarias.  

28 de abril

Nasceu neste dia...

1865: Vital Brazil, médico e cientista brasileiro

Descobriu o soro antiveneno em 1901. Apesar de isso ter acontecido no século passado, continua salvando milhares de vida até hoje. De acordo com cientistas, é o melhor tratamento para os envenamentos por animais peçonhentos, sendo o mais efetivo e o que realmente pode curar ou melhorar o estado das pessoas.

Morreu neste dia...

1945: Benito Mussolini

Foi o ditador fascista que esteve no comando da Itália entre os anos de 1922 e 1943. Além de tocar o terror enquanto esteve no poder e desmantelar o regime democrático que reinava em seu país, Mussolini ainda se aliou aos japoneses e aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e, seguindo o — péssimo — exemplo de Hitler, também passou a perseguir os judeus abertamente.

29 de abril

1945: Campo de Concentração de Dachau é libertado ao fim da Segunda Guerra Mundial

Campo de concentração nazista

Dachau é um dos campos de concentração construídos na Alemanha. Apesar de não ter sido particularmente mortal — quando comparado aos demais —, era o local para onde os prisioneiros de guerra, especialmente os soviéticos, eram enviados. Os oficiais nazistas usavam esses soldados como alvo para prática de tiro. Cerca de 4 mil militares soviéticos morreram no local.

Morreu neste dia...

1980: Alfred Hitchcock, cineasta britânico

Considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, e não é para menos: ele revolucionou a indústria ao criar histórias intrigantes e com um suspense crescente. E todo cinéfilo sabe que Hitch era um fanfarrão, aparecendo em cenas rápidas na maioria de seus filmes (em 39 de seus 52 longas, para ser mais exato).

Confira os Drops Históricos que já foram publicados aqui no Mega Curioso:

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: