Confira 15 dados assustadores sobre a poluição causada pelo plástico

17/05/2018 às 05:272 min de leitura

1 – Cerca de 8% de todo o petróleo do mundo é usado na produção de plástico — e as estimativas apontam que até 2050, esse número deve subir para 20%.

2 – Quase metade de todo o plástico produzido até hoje no mundo foi fabricado a partir do ano 2000.

Montanhas de plástico(The Guardian)

3 – Metade de todo o plástico produzido no mundo é manufaturado na Ásia, sendo que, desse total, 29% é fabricado na China, 21% no resto do continente asiático, 19% na Europa, 18% em países membros da NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), 7% na África e Oriente Médio, 4% na América Latina e os 2% restantes em outras nações.

4 – Mais de 18 bilhões de quilos de plástico descartado em regiões costeiras vai parar nos oceanos todos os anos.

5 – Essa quantidade seria equivalente a ter cinco sacolas cheias de lixo a cada 30 centímetros de praia ao redor do mundo.

Plástico poluindo praia(Plastic Pollution Coalition)

6 – Aproximadamente 40% de todo o plástico produzido no mundo é usado em embalagens — e descartado após ser utilizado uma única vez.

7 – Considerando o uso anual médio de sacolas plásticas, enquanto nos EUA a proporção é de quase uma unidade por habitante por dia, na Dinamarca, o uso cai para apenas quatro sacolas por pessoa por ano.

Sacola plástica no mar(Newshub/Getty Images)

8 – Menos de um quinto de todo o plástico fabricado no mundo é reciclado. Ainda assim, a Europa apresenta os maiores índices de reciclagem, processando 30% do material, seguida pela China, que recicla 25%. Os EUA reciclam apenas 9% do plástico descartado.

9 – Quase um milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto no mundo. Falando novamente dos EUA, só em 2015, cada norte-americano comprou 346 unidades, o que representa um total de 111 bilhões de garrafas.

Montanhas de garrafas PET(Los Angeles Times/STR / AFP/Getty Images)

10 – Ainda no assunto das garrafas, em Pequim existem máquinas que permitem a compra de bilhetes de metrô com garrafas PET vazias.

11 – Milhares de animais marinhos morrem todos os anos por engolir sacolas plásticas que são confundidas com águas-vivas.

Lixo nos mares(National Geographic/Randy Olso)

12 – Se as coisas continuarem como estão, dentro de 30 anos, os oceanos do mundo conterão mais plástico (em peso) do que peixes.

13 – A reciclagem de cada tonelada de plástico geraria uma economia de 7,5 mil litros de gasolina.

Lixo em rios e mares(Boing Boing/DutchScenery/Shutterstock)

14 – Na Finlândia, de cada 10 garrafas de plástico usadas pela população, 9 é encaminhada para reciclagem.

15 – Cada pedacinho de plástico já produzido no mundo ainda existe.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: