O que você sabe sobre as curiosas corcovas dos camelos?

24/05/2018 às 13:442 min de leitura

A galera pode até confundir camelos com dromedários — embora os dois pertençam à mesma família, enquanto os primeiros possuem duas corcovas, os segundos têm uma só —, mas todo mundo sabe que esses animais contam com curiosas protuberâncias nas costas. Mas, o que você sabe sobre elas?

Reservatórios

Pois, ao contrário do que muita gente pensa, as corcovas dos camelos não servem para armazenar água. Elas, na verdade, são compostas por gordura — e são essas reservas que permitem que os camelos consigam viajar grandes distâncias pelo deserto sem ter que parar para se “abastecer” o tempo todo com comida.

Camelo(Wikimedia Commons/EmmanuelFAIVRE)

Os camelos, aliás, podem “carregar” mais de 35 quilos de gordura e o interessante é que quando o animal consome toda sua reserva, as corcovas “emagrecem” e inclusive podem ficar caidinhas! O legal é que basta com que os animais se alimentem direitinho e tenham uma longa noite de sono para descansarem bem para que as protuberâncias voltem ao normal.

Camelo(National Geographic)

Outra coisa interessante é que, quando são filhotes, os camelinhos não têm corcovas — e elas só começam a surgir depois que os animais crescem um pouco e passam a consumir alimentos sólidos. Com relação à água, apesar de as corcovas não servirem de reservatório, os camelos são bons de gole e podem beber mais de 75 litros de uma vez (com algumas fontes indicando que essa quantia pode ser de até 200 litros!).

E já que mencionamos os dromedários no comecinho da matéria, além da questão das corcovas, existe outra característica que os diferencia dos camelos. Ademais de ter apenas uma protuberância em vez de duas, os dromedários têm patas mais longas e pelos mais curtos do que os camelos, o que ajuda que esses animais — que normalmente são encontrados no Norte da África e no Oriente Médio — consigam suportar melhor as condições do deserto.

Camelos(National Geographic)

Os camelos, por outro lado, têm pelos mais longos e patas mais curtas para protegê-los do frio, uma vez que eles são naturais da Ásia — onde o ambiente é mais frio. Por último, embora camelos e dromedários tenham mais ou menos o mesmo peso e tamanho, os camelos são considerados mais fortes e melhor adaptados para transportar mais peso.

***

 Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices desse mundão afora! Cadastre seu e-mail e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: