Quem era o povo do mar que destruiu algumas civilizações antigas?

12/07/2018 às 08:302 min de leitura

Eles chegavam pelo mar e não deixavam pedra sobre pedra. Nas palavras do faraó Ramsés III, "eles desolaram o povo, e a terra era como aquela que nunca existiu"; e isso é quase tudo que se sabe sobre o que os historiadores costumam de chamar de Povo do Mar, em referência a eventos que ocorreram no mundo ancestral por volta do ano 1200 a.C.

Várias inscrições datadas dessa época mencionam grupos de soldados que chegavam pela água, ancoravam junto às principais cidades costeiras do Egito e de outras regiões próximas a ele e as tomavam pela força.

Esses ataques podem ter durado mais do que dois séculos e sido responsáveis pelo que se convencionou chamar de colapso tardio da Idade do Bronze, bem como pela queda do Império Hitita, que dominava então quase toda a região que atualmente corresponde à Europa e à Ásia.

Esse colapso correponde à queda de diversos reinados da região central do continente, aproximadamente em 1180 a.C.

Foi em 1175 a.C que os registros históricos apontam para um revide conhecido como a Batalha do Delta, quando as tropas do rei Ramsés III resistiram bravamente aos ataques e mandaram os invasores de volta pelo Nilo.

Mas, afinal de contas, qual era a origem desses povos do mar? Tudo o que se sugere sobre eles é mera especulação, mas um aspecto levantado por alguns historiadores é de que eram já conhecidos dos egípcios, pois se fala muito sobre eles em inscrições, mas nunca mencionando a sua origem.

Eles são relatados como nortenhos, provavelmente europeus, talvez vindos da Turquia ou da Sicília, o que dá suporte a uma das teorias, que sugere que os invasores seriam troianos  sim, os mesmos do Cavalo de Troia —, tomando outros espaços depois da lendária guerra com os gregos.

Há ainda tentativas de conectar esses povos aos filisteus — o que faria sentido, já que esses guerreiros navais atacaram pelo Rio Nilo entre 1400 e 1000 a.C.

Apesar das especulações, infelizmente não há nenhum registro histórico, arqueológico ou antropológico que ajude os historiadores a terem certeza sobre a origem dos Povos do Mar.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: