publicidade

Drops Históricos #016: Sua dose semanal de História aqui no Mega

16/07/2018 às 04:304 min de leitura

Chegou a hora de atualizar o repertório histórico! E o foco da coluna Drops Históricos desta semana são os esportes. Reunimos um pouco de futebol e automobilismo, mas também tem religião, cultura, diversão e, claro, um bom tanto de política, já que ela está sempre presente nos fatos mais marcantes do mundo. Venha com a gente conhecer fatos marcantes que aconteceram entre 16 e 22 de julho nos últimos séculos!

16 de julho

622: Início do Calendário Islâmico

Feliz Ano Novo! De acordo com o calendário islâmico, estamos no ano 1439, já que para o povo muçulmano o calendário começou a contar a partir do dia em que o profeta Maomé fugiu de Meca, sua cidade natal, e se estabeleceu em Medina. Isso ocorreu em 622 e ficou conhecido como Hégira.

Se você fizer as contas, vai perceber que 2018 menos 622 dá 1396, então por que estaríamos no ano de 1439? Acontece que o calendário muçulmano é lunar  e não solar, como o adotado pelo cristianismo, por exemplo. É por isso que os meses têm 29 ou 30 dias, de maneira que cada ano é fechado em 354 ou 355 dias, dez a menos do que no calendário solar.

17 de julho

1955: Inauguração da Disneylândia

Você sabia que a Disney não nasceu em Orlando? Embora nessa cidade da Flórida se encontre o maior complexo de parques da Disney do mundo na atualidade, a sementinha primeiro foi plantada em Anaheim, Califórnia, nos arredores de Los Angeles.

Em 17 de julho de 1955, o próprio Walt Disney inaugurou o parque que daria o pontapé inicial para um verdadeiro império da diversão, apenas 1 ano depois do início de sua construção.

Hoje, essa Disneyland ainda existe, mas ganhou diversas outras atrações, entre elas todo um novo parque, o Disney California Adventure Park, inaugurado em 2001 onde antes ficava o estacionamento do primeiro.

1994: Brasil é Tetra!

Para quem quer esquecer o 7 x 1 ou a recente eliminação da Seleção Brasileira, foco no dia 17 de julho. Nessa data, em 1994, a canarinho se tornava a primeira do mundo a comemorar o tetracampeonato mundial de futebol, na Copa do Mundo dos Estados Unidos.

Depois de vencer a Itália por 3 x 2 nos pênaltis, com o histórico chute para fora de Roberto Baggio, a seleção comemorou muito, e ouvimos os gritos épicos de Galvão Bueno: "É TETRA! ACABOU!".

18 de julho

1841: D. Pedro II é coroado Imperador do Brasil

Vamos um pouco mais longe agora. Lá em 1841, o Brasil coroava seu mais jovem rei, antes mesmo de ele completar 15 anos. Nascido em dezembro de 1826, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, mais conhecido como Dom Pedro II, foi a primeira pessoa a se tornar maior de idade antes dos 18 anos no Brasil.

Depois de perder sua mãe quando tinha menos de 1 ano de vida e de crescer longe do pai  Dom Pedro I, que havia retornado a Portugal , ele foi criado por regentes no conhecido período regencial da monarquia brasileira.

Nessa época, para abafar as revoltas e manifestações contra o sistema, as quais aconteciam em todo o país, os regentes resolveram antecipar a maioridade do príncipe para dar ao povo um rosto a quem respeitar e tentar retomar o controle da situação.

19 de julho

1976: Dia Nacional do Futebol

Voltando a falar um pouco sobre futebol, já que ainda estamos em clima da Copa do Mundo  que terminou ontem, infelizmente, e sem hexa! —, o dia 19 de julho marca dois fatos importantes da história do esporte aqui em terras nacionais.

Embora essa modalidade tenha chegado ao Brasil trazida da Inglaterra em 1894, pelo paulista Charles Miller, foi em 1900, no dia 19 de julho, que o primeiro clube do esporte foi fundado: o Sport Club Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Em 1976, em referência e homenagem a essa ocasião, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que na época se chamava Confederação Brasileira de Desportos (CBD), propôs a instituição do Dia Nacional do Futebol.

20 de julho

1934: Getúlio Vargas se torna presidente

Em 1930, um golpe civil colocou Getúlio Vargas no poder, tendo destituído o presidente Washington Luís e ignorado as eleições que haviam escolhido Júlio Prestes para a posição.

Quatro anos depois, embora já estivesse com seu mandato em andamento, Getúlio foi nomeado presidente da República pela Assembleia Nacional Constituinte. Ele permaneceu nesse posto até 1937, pois deu um jeito de se manter na cadeira durante o Estado Novo, um dos mais repressores regimes ditatoriais da América Latina. Tal fase terminou em 1945. Seis anos depois, eleito pelo voto direto em 1951, Vargas passou mais 3 anos como presidente, até cometer suicídio, em 1954.

1969: Apollo 11 pousa na Lua

Foi no dia 20 de julho de 1969, depois de quatro dias de viagem, que o homem alcançou o sonho de colocar os pés na Lua pela primeira vez.

Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin eram os nomes dos cientistas que faziam parte da missão Apollo 11 a serem os primeiros seres humanos a caminhar pela areia da Lua  e talvez contribuir para o aumento da temperatura do satélite!

21 de julho

1983: O mundo atinge sua menor temperatura

Se você já reclama do frio quando chega aos 10 graus, o que acha então de -89,2 ºC? Essa assustadora temperatura é a mais baixa já registrada no mundo e aconteceu exatamente 25 anos atrás, na base russa de Vostok, na Antártica.

Localizada a 3.400 metros de altitude, essa região do continente que é um verdadeiro deserto de gelo normalmente registra entre -30 ºC e -80 ºC, mas naquele ano chegou pertíssimo dos -90 ºC.

22 de julho

1894: Acontece a primeira corrida automotiva do mundo

Foi entre Paris e Ruão, duas cidades francesas distantes 50 quilômetros uma da outra, que se deu em 1894 a primeira prova de automobilismo do mundo, organizada pela revista Le Petit Journal.

O Concours des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos) incluiu 69 veículos e foi vencido por Jules-Albert de Dion, um conde que levou 6 horas e 48 minutos para fazer o trajeto, a uma velocidade média de 19 km/h (imagine a agonia!). No entanto, o conde Jules foi desclassificado por ter equipamentos proibidos em seu carro, e a vitória ficou com Georges Lemaître.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: