Esta foto vai te ajudar a ver melhor a imensidão da Grande Pirâmide de Gizé

14/08/2018 às 05:332 min de leitura

Todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ver a Grande Pirâmide de Gizéeu incluída, embora ela esteja no topo da minha lista de lugares que preciso visitar um dia! — sabem que esse é um monumento majestoso e imenso. Aliás, basta fazer uma breve busca no “Oráculo” (estou falando do Google, obviamente) para encontrar dados impressionantes sobre essa estrutura.

Para poupar você do trabalho de ter que procurar, a Grande Pirâmide de Gizé foi construída há mais ou menos 4,5 mil anos, durante o Antigo Império, para servir de túmulo para o faraó Quéops, e hoje consiste não só na mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, como na única que permanece relativamente intacta mesmo após tanto tempo de existência. Sem falar que ela deteve o título de estrutura mais alta criada pelo homem por 3,8 mil anos, até a construção da Catedral de Lincoln, na Inglaterra, no início do século 14.

Gigantesca

Os estudiosos estimam que a Grande Pirâmide foi construída ao longo de um período de 10 a 20 anos — o que é um verdadeiro espanto, considerando que ela é composta por um número aproximado de 2,3 milhões de blocos de calcário, cada um pesando, em média, entre 2,5 e 15 toneladas. Aliás, apesar de inúmeras teorias sobre como a gigantesca tumba real foi construída terem sido apresentadas ao longo dos séculos, até hoje esse é um assunto debatido entre os especialistas.

Antiga foto do EgitoDeslumbrando a humanidade há milênios (Wikimedia Commons/Domínio Público)

O fato é que precisamos tirar o chapéu para os engenheiros e arquitetos do passado, pois a Grande Pirâmide de Gizé — que, na verdade, faz parte do complexo que contém a Grande Esfinge e mais duas pirâmides enormes, a de Quéfren e a de Miquerinos — fica alinhada com os quatro pontos cardeais e cada um de seus lados mede impressionantes 230,4 metros.

Cada face da pirâmide apresenta um ângulo de 51° 52’ e, originalmente, elas somavam 147 metros de altura. Atualmente essa medida é de 138 m, e o “encolhimento” se deve, em parte, ao fato de que a Grande Pirâmide era completamente revestida por uma camada de calcário branco e lisinho.

Pirâmides do EgitoImpressionantes mesmo sem o revestimento original! (National Geographic/Cordon Press)

Pense só em como esse monumento não devia ser absolutamente extraordinário após a conclusão de sua construção! Contudo, mesmo hoje, depois de milhares de anos de existência e de exposição às intempéries, a tumba real segue resistindo firme e forte — e impressionando a humanidade.

Desculpe aí, caro leitor, mas é que quando o assunto são as maravilhas do Mundo Antigo, eu acabo me empolgando... Enfim, a foto que você pode ver a seguir, compartilhada no Reddit pelo usuário StugotzLobos, que traz uma mulher sentadinha sobre um dos milhões de blocos de pedra da Grande Pirâmide de Gizé, permite que tenhamos uma noção mais precisa da imensidão dessa estrutura. Veja: 

Mulher aos pés de pirâmide Olhe só o tamanho dessa tumba! (Reddit/StugotzLobos)

Incrível, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: