Formiguinha larápia é pega roubando um diamante em joalheria nos EUA

22/08/2018 às 06:302 min de leitura

Todo mundo sabe que as formigas — ou, pelo menos, várias espécies delas — são mestres em coletar folhas, migalhas, restos de comida ou os corpos de insetos e outros bichos, tudo para garantir o sustento da colônia. No entanto, uma dessas criaturinhas foi flagrada em uma tarefa bem inusitada!

De acordo com Mindy Weisberger, do site Live Science, as cenas que você vai ver a seguir foram registradas por um joalheiro de Nova York, que estava lá, fazendo suas coisas, quando notou que um “assalto” estava se desenrolando em sua mesa de trabalho. A bandida era uma formiguinha diligente que estava tentando se mandar da cena do crime com um diamante. Assista:

Minimeliante

Segundo Mindy, que conversou com Helen McCreery, pesquisadora do Departamento de Biologia Integrativa da Universidade Estadual de Michigan, o comportamento observado, isto é, buscar e coletar itens para serem levados à colônia, é bastante comum. Entretanto, a escolha da formiguinha do vídeo é bastante estranha. Isso porque, conforme explicou Helen, o esperado é que o bichinho tivesse pego algo comestível — e não um pequeno diamante.

Nesse caso, uma possibilidade é que algo tenha caído sobre a gema ou ela tenha sido coberta com alguma substância que a formiga tenha confundido com alimento. Outro detalhe que você deve ter percebido é que, embora o diamante seja pequenino, a larápia parece estar fazendo um baita de um esforço para “escapar” com ele, mudando de direção algumas vezes durante a fuga.

Formiga roubando diamanteMeliante em ação

A pesquisadora esclareceu que as formigas estão mais do que acostumadas a carregar coisas muito maiores e até mais pesadas do que elas — e a própria Helen contou que já viu esses bichinhos transportando objetos com massa 100 vezes superior à de seus corpinhos. Mesmo assim, a cientista admitiu que ficou surpresa em ver como a meliantezinha do vídeo conseguiu segurar o diamante com a mandíbula, mas pode ser que o formato do item tenha facilitado a vida da criaturinha.

Bem, o clipe termina em suspense, né, caro leitor? Afinal, não sabemos como foi o desfecho do assalto. Contudo, podemos ter certeza que o joalheiro não deixou a formiga levar a pedrinha — e só nos resta torcer para que ele não tenha decidido punir a ladra de forma muito severa.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: