13 fatos fascinantes e malucos sobre os Antigos Romanos

08/10/2018 às 07:002 min de leitura

1 – Sabia que os antigos romanos costumavam usar uma esponjinha presa à extremidade de um cabo de madeira para se higienizar após o “número 2” — e compartilhar essa engenhoca com todo mundo? Eca...

2 – Os antigos romanos também costumavam usar urina humana para uma porção de coisas — incluindo como tratamento para clarear os dentes.

Escultura de antigos romanos(History of the Ancient World)

3 – Por outro lado, apesar de os dois itens anteriores parecerem estranhos para os padrões atuais de higiene, os antigos romanos eram fãs de banho e frequentavam os famosos “banhos públicos” pelo menos uma vez ao dia.

4 – Nós devemos a origem da palavra “candidato” aos antigos romanos: os indivíduos da Roma Antiga que participavam de eleições para o Senado usavam uma toga específica chamada toga candida — e foi daí que surgiu o famoso vocábulo.

5 – Os antigos romanos costumavam se referir aos primeiros seguidores do cristianismo como “ateus”, uma vez que os cristãos não adoravam nem honravam os deuses pagãos.

Mosaico da Roma Antiga(Pinterest)

6 – Na Roma — bem como na Grécia — Antiga, era bastante comum que a compra de escravos fosse realizada usando o sal como moeda.

7 – Vale destacar que a grande maioria dos antigos romanos evitava ser cruel com seus escravos. Tanto que era comum que eles recebessem bônus e incentivos de seus “senhores” para aumentar a produtividade.

8 – As guerras travadas entre os antigos romanos e os persas duraram mais de 700 anos e entraram para a História como o mais longo conflito de que se tem registro.

9 – As línguas de flamingo eram consideradas uma iguaria pelos antigos romanos e eram apreciadas pelos Imperadores. Aliás, era comum que elas fossem servidas com cérebros de faisão, vísceras de lampreia e fígados de peixes-papagaio. Hum...

Assassinato de Julio Cesar(Vox)

10 – Ao contrário do que muita gente pensa, tecnicamente, Júlio César jamais foi Imperador de Roma. Ele foi um líder militar e ditador que controlou o império entre os anos de 49 e 44 a.C.

11 – Os gladiadores raramente lutavam até a morte, uma vez que eles eram verdadeiras celebridades e rendiam uma baita grana para seus “agentes”. Aliás, o suor dos lutadores mais populares chegava a ser coletado e vendido como afrodisíaco em pequenos frascos.

Gladiador em arena romana(Walks of Italy)

12 – A pena para quem fosse condenado por matar o próprio pai na Roma Antiga era ser amarrado no interior de um saco contendo animais selvagens e ser jogado em um rio.

13 – Por volta do ano 67, o Imperador (malucão) Nero se casou com um garoto chamado Sporus, ordenou que ele fosse castrado, começou a tratá-lo como se ele fosse uma mulher e passou a chamar o coitado de Sabina, nome de sua antiga esposa — a quem Nero matou durante um ataque de raiva.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: