Como aprender um novo idioma rapidamente?

29/06/2021 às 04:002 min de leitura

Aprender uma nova língua pode ser um processo árduo e exigente quando já estamos na vida adulta, mas também é extremamente satisfatório. Falar outros idiomas além da sua língua materna abre portas para novas oportunidades, expande o conhecimento cultural e é uma maneira muito interessante de se ver o mundo com outros olhos.

Porém, qual é o segredo para aprender um novo idioma rapidamente? Apesar de alguns países serem mais preparados do que outros para ensinar aos seus habitantes um idioma estrangeiro, existem alguns conceitos importantes de se ter em mente para iniciar esse aprendizado. Veja bem!

Respeitando o tempo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Assim como qualquer outra coisa na vida, é tecnicamente impossível aprender alguma coisa tão complexa quanto uma nova língua do dia para noite. Afinal, nossos cérebros trabalham como processadores com determinado limite e necessitam de tempo para absorver novas informações e guardá-las no fundo da memória.

Sendo assim, é essencial que um indivíduo desejando ser bilíngue seja paciente e não tente se adiantar ao processo para não ficar muito desgastado e desistir rapidamente. Cada pequeno avanço deve ser reconhecido e o progresso virá aos poucos. Se você deseja aprender rapidamente, adapte seus estudos para que estejam sempre ao seu nível.

Quando ainda estamos em um nível básico de compreensão, por exemplo, assistir a um filme sem legendas pode ser uma tarefa complexa demais para o aluno e não trará nenhum resultado. Dessa forma, reconheça em que patamar você está e abrace experiências que serão ao mesmo tempo alcançáveis e desafiadoras.

Pronúncia e dedicação

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Muitas pessoas quando vão aprender um novo idioma querem se tornar experts na gramática e acabam deixando a pronúncia das palavras de lado. O resultado disso é que esses indivíduos poderão até entender a língua que estão aprendendo, mas dificilmente soarão naturais ao tentar ter uma conversa.

Por isso, o ideal é ter enfoque na pronunciação na primeira fase de aprendizado. Você terá tempo suficiente para corrigir a gramática no futuro, mas a sonoridade das palavras será muito mais difícil de mudar depois que você já tiver ficado "viciado" em as dizer de outra maneira.

Quando o assunto for leitura, foque em qualidade em vez de quantidade. Valerá mais a pena ter noção do que significam todas as palavras em um parágrafo do que não entender quase nada de 10 páginas inteiras. Você também pode elaborar um sumário a mão para guardar todas as informações que coletou durante essa etapa.

Foco e resiliência

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Na internet, é extremamente fácil encontrar pessoas oferecendo "métodos inovadores" para se aprender um idioma em poucos dias. A verdade, entretanto, é que não existe um atalho para isso senão através da dedicação, foco e resiliência. Lembre-se de que existirão percalços e não perca a motivação para continuar.

Evite perder tempo com truque baratos e saiba que é impossível saber absolutamente tudo. Por mais tentador que seja falar 730 línguas ao mesmo tempo, pense em focar sua atenção para o aprendizado de um único idioma e verá que os resultados virão de maneira muito mais rápida e natural.

Por fim, o foco principal na hora de colocar a cabeça nos estudos é priorizar a imersão no idioma. Encontre momentos do seu dia para testar seus conhecimentos, ache amigos para ter constantes conversas ou simplesmente passe um tempo falando sozinho para testar tudo que você escutou ou leu nas últimas semanas.

Quando focamos na utilidade de um idioma e tentamos inseri-los em nosso cotidiano, encontramos uma forma muito mais simples de desfrutar desse processo e progredir naturalmente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: