Pode citar desenho animado na redação?

11/02/2022 às 04:001 min de leitura

Muitos alunos questionam a legitimidade do uso de desenhos animados na redação do Enem. A minha resposta é quase sempre a mesma: a produtividade do repertório não está no repertório em si, mas sim na forma como ele é utilizado na redação.

Um exemplo disso é o parágrafo abaixo utilizando Os Simpsons, um desenho norte-americano. Aqui, o aluno parte do caráter satírico da obra para questionar problemas sociais. E é justamente este o ponto que torna o encaixe tão produtivo.

O estudante transpôs a barreira da superficialidade proposta inicialmente pela obra e aplicou o quadro fictício do repertório a uma análise social presente nos temas de redação. Até porque a maioria deles versa sobre problemas sociais. O Enem, inclusive, pede uma intervenção. Logo, necessariamente o tema deve ser uma problemática.

Confira isso na prática:

A produção cinematográfica “Os Simpsons”, de Matt Groening, e´ um desenho norte-americano que ganha destaque no cena´rio mundial por questionar problemas sociais enraizados que circundam uma fami´lia nuclear e de classe média, estabelecida em Springfield. Apesar de seu tom co^mico, a obra representa, a partir das ações dos personagens centrais, como o conservadorismo e´ um entrave para o bem-estar da sociedade pós-moderna, ao naturalizar problemáticas que oprimem e reduzem a dignidade do sujeito. Nesse sentido, torna-se claro que essa vicissitude surge da manutenção dos espac¸os de poder de uma elite constantemente beneficiada pela conservação dos valores tradicionais. Assim, na~o só´ a manipulac¸a~o midia´tica como também a falha educacional aprofunda este panorama tóxico.

Este é apenas um dos mais variados exemplos que eu trabalho no método JNR. Semanalmente, além das dicas aqui no Mega, eu posto outras formas de aplicar repertórios da cultura popular na redação, basta conferir no meu Instagram.

Um abraço e até a próxima.

***

Beto Ferreira, colunista do Mega Curioso, é professor de redação graduado pela Universidade Federal de Goiás e criador do ecossistema de estudos Juntos na Redação.

Leia também: BBB na redação do Enem e dos vestibulares

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: