Nuvem de prata encanta quem passa por Los Angeles

23/08/2016 às 11:172 min de leitura

Uma nova intervenção artística está mexendo com a cabeça dos moradores e dos turistas de Los Angeles. Feita por Patrick Shearn, a “Liquid Shard”, ou “Caco Líquido”, é feita de pequenos filamentos que parecem formar uma gigantesca onda por quem passa pela praça Pershing Square.

A instalação tem 1,4 mil m² e fica deslizando com o vento. Ela foi feita como um esforço da prefeitura de Los Angeles para incentivar a exposição pública de peças artísticas. A Pershing Square fica bem no centro da cidade, e a nova atração está encantando as pessoas. Shearn conta que teve a ajuda de 12 estudantes de uma oficina de arquitetura para preparar a arte. Foram pessoas de diferentes países que trabalharam durante 10 dias para criar o efeito.

A estrutura foi primeiramente testada em modelos de computador, para serem analisados os seus movimentos. Depois, bastou anexar milhares de tirinhas metálicas em grandes tiras elásticas de alta tecnologia e ver o espetáculo ficar pronto. “Eu sou inspirado pela observação da natureza e este sentimento constante de que há muita coisa acontecendo que nós não entendemos e não temos conhecimento”, explicou Shearn.

Segundo o artista, sua estrutura também dá uma dimensão maior do próprio vento. “Você sente uma onda de vento em sua pele, mas essa escala é muito pequena. E quando você vê esta peça, você tem uma compreensão maior do movimento em torno de você”, descreve Shearn.

Instalação viralizou na internet e agradou as pessoas nas ruas de Los Angeles

E não vá pensando que ele é um novato na área de megacriações: festivais como o Burning Man e o Coachella já contaram com artes produzidas por Patrick Shearn. Entre suas realizações estão um borboleta gigante, um astronauta de 11 metros de altura e um enorme caracol. Ele começou no cinema, criando modelos de dinossauros para o filme “Jurassic Park”.

A estrutura estava planejada para ficar até o dia 11 de agosto, mas teve seu prazo prorrogado depois de tamanho sucesso. “É uma das minhas instalações favoritas, mas não esperava que fosse explodir nas redes sociais como aconteceu”, orgulha-se Shearn. Muitas pessoas que trabalham na região aprovaram a instalação, tanto que a praça deve receber outras artes públicas no futuro.

Vento cria efeito hipnótico na obra de arte pública

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: