Por que as estátuas gregas tinham pênis tão pequenininhos?

06/05/2019 às 07:001 min de leitura

O tamanho do órgão sexual masculino é um dos assuntos mais polêmicos da história: todo homem acha que ficaria muito bem com “uns centimetrozinhos a mais”, não importa o quão grande "ele" seja. Essa história de ser bem dotado mexe com a cabeça – de cima – de muita gente, mas sem razão; afinal, você já reparou como as estátuas gregas possuem pênis minúsculos?

Se até os “deuses gregos” são pequititicos lá embaixo, por que você se incomoda tanto com o seu? Se você já pensou nos motivos para essas estátuas serem tão, digamos, desprovidas de opulência, alguns historiadores têm a explicação para isso. Ellen Oredsson, que escreve sobre a história da arte em um blog, disse que, primeiramente, é bom notar que as estátuas gregas retratam os pênis de forma flácida e relaxada – assim, eles não são tão menores quanto o de um homem comum.

O semideus Hércules retratado com os valores da época

Além disso, os próprios valores culturais eram diferentes. Na Grécia Antiga, os pênis pequenos eram mais valorizados, então é normal que as estátuas da época sigam essa tendência. O pênis grande era visto como um retrato de loucura, luxúria e feiura. “Enquanto isso, o homem grego ideal era racional, intelectual e autoritário. Ele ainda pode ter feito muito sexo, mas isso não estava relacionado com o tamanho do seu pênis, e o fato de ele ser pequeno lhe permitia manter-se frio e lógico”, explica Ellen.

Para finalizar, a historiadora explicou que a arte grega foi muito influente na arte em geral, por isso é comum os pênis terem sido retratados com tamanho bem pequeno por um tempão. Já o site Metro ainda finalizou com uma brincadeira: “Não se sinta mal se você tiver o pênis pequeno, talvez você só tenha nascido com 2.500 anos de atraso”. Ficou mais calmo?

*Publicado em 19/07/2016

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: